Felipe Augusto confirma colapso no sistema de atendimento da Covid-19 e anuncia início de pedidos de transferência de pacientes

UTI Respiratória do Hospital de Clínicas de São Sebastião está com 100% de ocupação

Em São Sebastião aconteceu o que o prefeito, Felipe Augusto, a Secretaria e os profissionais da Saúde vinham alertando nos últimos dias: o colapso no sistema de atendimento da Covid-19. A informação foi dada pelo prefeito, em live extraordinária realizada no início da noite deste domingo (14), momento que ele confirmou a ocupação de 100% das vagas existentes nas unidades de terapias e que o município já começou a pedir transferência de pacientes.

De acordo com informações passadas na live, na UTI Respiratória do Hospital de Clínicas haviam 20 pessoas internadas, sendo 11 pacientes intubados e um outro em vias de completar o 12º. Diante dessa situação, o prefeito confirmou o início do procedimento dos pedidos de transferências de pacientes. “Agora não tem mais vaga na UTI de São Sebastião e não temos mais médicos intensivistas para atender essa grande demanda”, disse o prefeito, confirmando também que havia zerado o número de vagas em emergências relativas à doença.

Nesse domingo, outro número assustou os profissionais da área e o prefeito. Dos 53 atendimentos realizados no Pronto Socorro respiratório da região central, relacionados à doença, 15 eram crianças; enquanto no Pronto Atendimento Respiratório de Boiçucanga foram 59 atendimentos, sendo 8 crianças.

Diante deste momento, que definiu como “cenário extremamente grave”, o prefeito também anunciou que a partir desta segunda-feira (15) as praias estarão fechadas, conforme a Fase Emergencial determinada pelo governo estadual para todos os municípios paulistas. “Praias fechadas, com fiscalização ainda mais dura. Fecharemos estacionamentos da orla e região central”. Destacou Felipe, pedindo  colaboração de toda a população na parada necessária nas próximas semanas para reduzir os casos de contaminação e a pressão no sistema de saúde.

O prefeito e o secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, o Reinaldinho, confirmaram ainda que o município pretende abrir contratações emergenciais para as medidas necessárias ao enfrentamento. “O que nos preocupava aconteceu, os números pioraram e, agora a faixa etária reduziu. Temos na UTI pessoas de 30 e 40 anos. O problema atingiu a população e agora o sistema de saúde;, não temos mais médicos; faltam insumos e materiais no mercado”, Explicou o secretário, descartando a abertura de hospital de campanha, que exige estrutura de Recursos Humanos, atualmente indisponíveis.

Profissionais da área explicaram que sem medicamentos e a matéria prima em falta no mercado, não há possibilidade, inclusive, de intubar o paciente acometido pela doença.

Felipe encerrou a live com reclamação da falta de apoio dos governos estadual e federal e com  um apelo à população. “Está complicado porque os governos estadual e federal não tem plano para nós. O município segurou sozinho a Covid, por um ano, e não recebemos o apoio necessário para esse enfrentamento. Por isso, lembro, mais uma vez, que em São Sebastião zerou o número de vagas em emergência e agora zerou na UTI. Fique em casa, essa semana”.

Até ontem, São Sebastião tinha registrado 82 óbitos confirmados por COVID-19; sento desse total 6 óbitos de não residentes e 4 óbitos suspeitos.

Veja vídeo

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião entrega seis máquinas de compressão torácica para atendimento de emergência pelo Samu

São Sebastião deu um grande passo em direção à segurança e ao bem-estar de seus…

3 horas ago

Prefeitura de Ilhabela replanta árvores removidas em obras municipais nos principais canteiros da cidade

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, toma medidas significativas para preservar o meio ambiente e…

3 horas ago

UPAs batem recorde de atendimentos e hospitais de retaguarda estão superlotados

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento…

3 horas ago

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago