Categories: DestaquesGeral

Felipe Augusto determina início das barreiras sanitárias e testagem em massa nas divisas de São Sebastião

Objetivo é conter chegada de turistas contaminados por Covid no feriadão prolongado de São Paulo

São Sebastião começou nesta segunda-feira (22), em Boraceia, Costa Sul, na divisa com Bertioga, as barreiras sanitárias, com testagem rápida em massa, para tentar reduzir o aumento dos números de casos da Covid-19, ocorrido nas últimas semanas.

O prefeito, Felipe Augusto, decidiu pela medida preventiva diante da disparada dos números de casos na cidade e com o anúncio do feriadão pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que seguirá de 25 de março a 2 de abril, na Sexta-feira Santa. A cidade tem 41 pessoas internadas, 10 intubadas; 89 óbitos e testou quase 40% de sua população, um dos maiores índices do país.

São Sebastião também fará bloqueios sanitários na divisa com a cidade de Caraguatatuba, no bairro Canto do Mar. O município anunciou, recentemente, restrição total em função da gravidade do momento atual da pandemia. A cidade quase ficou sem sedativo necessário à intubação de pacientes e foi socorrida com 100 ampolas de Pancurônio, viabilizadas pelo governo do Estado. A cidade fez a mesma solicitação ao governo federal e junto aos fornecedores, que alegam falta de insumos para fabricação dos medicamentos usados em pacientes em estado grave.

Se o teste indicar que o visitante está contaminado pelo novo coronavírus (Covid-19), a entrada será impedida como forma de prevenção à propagação da doença no município. De acordo com o prefeito, a prefeitura usará todos os meios legais no enfrentamento à pandemia, que ele define como uma nova pandemia, considerando que o poder de contaminação da nova variação do vírus mostra-se mais rápido, assim como o prazo para o agravamento do quadro clínico do paciente também foi reduzido e em poucos dias a pessoa contaminada pode evoluir para situação grave.

“Tomamos essa decisão para proteger o cidadão sebastianense. Temos que nos precaver de todas as formas e evitar um colapso na saúde”, Afirmou Felipe Augusto, lembrando que a cidade está com a observação e a emergência lotados e que mais pacientes podem subir para a UTI, que também está quase no limite.

A Prefeitura de São Sebastião realiza a barreira sanitária e testagem, por meio das secretarias de Saúde (SESAU) – Departamento de Vigilância em Saúde (Sanitária e Epidemiológica), Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), Segurança Urbana (SEGUR), Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Tráfego (DETRAF) e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

3 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

3 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

3 dias ago