A Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI) divulgou, nesta quinta-feira (14), a taxa de ocupação hoteleira para o feriado prolongado, que vai de 15 a 17 de novembro de 2024. A pesquisa, realizada verbalmente com 32 hotéis, pousadas e chalés, revelou que a ocupação total do município atingiu 86,9%, quase o dobro do índice registrado no mesmo período de 2023, que foi de 43,6%. Esse aumento reflete o fortalecimento da atividade turística em Ilhabela, especialmente às vésperas da alta temporada de verão.
O levantamento da ACEI também traz dados detalhados sobre a distribuição da ocupação nas três principais regiões da ilha. Na região Norte, que inclui Armação e Rua do Meio, a taxa foi de 89,8% de ocupação, com 106 das 118 unidades habitacionais (UHs) preenchidas. Já na Região Central, a ocupação alcançou 91,1%, com 276 UHs ocupadas de um total de 334. A Região Sul, da Balsa até o Frade, teve uma taxa de 82,6%, com 240 UHs ocupadas de 263 pesquisadas. Além disso, a pesquisa apontou a realização de nove casamentos no período, com cerca de 1.050 convidados, o que também contribui para o movimento econômico.
Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o cenário positivo na ocupação hoteleira é um reflexo da relevância do turismo para a economia local. “O turismo é a principal indústria de Ilhabela. Esse crescimento mostra que a cidade está cada vez mais preparada para receber visitantes de diversas regiões, aquecendo o comércio e gerando empregos. O avanço no índice de ocupação, somado ao impacto dos cruzeiros, nos motiva a continuar investindo em infraestrutura e na promoção da nossa cidade,” afirma.
Outro fator que fortalece a expectativa para a temporada é a chegada dos cruzeiros, que impulsiona o comércio e o setor de serviços na ilha. Desde outubro, Ilhabela tem recebido navios, e o próximo, o Pacifica, da Costa Cruzeiros, com capacidade para até 3.780 passageiros e uma tripulação de 1.056 pessoas, aportará na cidade no dia 24 de novembro.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Harry Finger, destaca o otimismo para a temporada de 2024/2025. “Estamos vendo uma procura antecipada, o que demonstra a confiança dos turistas em nossa infraestrutura e hospitalidade. Com o crescimento na ocupação hoteleira e a chegada dos cruzeiros, a expectativa é de uma temporada muito positiva, que beneficia não só o setor hoteleiro, mas todos os comerciantes da ilha,” disse.
A Prefeitura de Ilhabela realiza, nesta quarta-feira (5), um simulado de evacuação no prédio do…
A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…