Categories: GeralRegiãoSaúde

Fevereiro Roxo: alerta para Alzheimer, fibromialgia e lúpus

Artigo de Felipe Ibiapina dos Reis, médico neurologista que integra o corpo clínico do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), e professor do curso de medicina da Universidade de Joinville (Univille)

Desde 2014, a campanha “Fevereiro Roxo” busca a conscientização em relação a três importantes doenças: o Alzheimer, a fibromialgia e o lúpus. Apesar das suas características próprias, as três têm muito mais em comum do que se imagina. São doenças crônicas, de origem ainda não totalmente esclarecida, sem cura e que afetam de forma significativa a qualidade de vida, não somente dos pacientes portadores, mas também dos familiares e cuidadores.

A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum. Afeta principalmente idosos e é marcada por uma perda progressiva da memória e outras funções cerebrais, tornando o paciente cada vez mais dependente de auxílio para tomadas de decisões importantes e até mesmo para atividades antes triviais, como tomar banho, vestir-se e se alimentar. A fibromialgia, por sua vez, tem como principal sintoma dores no corpo por longos períodos, com pontos de sensibilidade maior em articulações, músculos e tendões. As dores estão associadas, por vezes, a sintomas incapacitantes, como cansaço, fraqueza e insônia, e também a quadros de depressão e ansiedade. Já o lúpus é uma doença inflamatória autoimune, mais comum (mas não restrita) em jovens, na qual o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo, podendo afetar vários órgãos, como pele, articulações, rins e o próprio cérebro. O paciente com lúpus pode também sofrer com sensibilidade à luz solar e, dependendo da gravidade, pode ter distúrbios de coagulação e ser mais suscetível a infecções, tromboses, miocardite, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Apesar de ainda incuráveis, muitas descobertas da ciência têm trazido uma nova luz ao tratamento e, principalmente, para a prevenção. Hábitos saudáveis, como hidratação adequada, alimentação balanceada, evitando excesso de alimentos industrializados, frituras e carboidratos (“açúcares”), assim como medidas de higiene do sono, adequado manejo do estresse e a prática regular de atividades físicas, mantendo o corpo e a mente sempre ativos, são os primeiros e mais importantes passos para a prevenção.

A saúde é nosso bem mais precioso. Em caso de dúvidas, não hesite em procurar o seu médico. O diagnóstico precoce é extremamente importante para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, dos familiares e dos cuidadores.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ex-prefeito de Caraguatatuba comenta rejeição de contas de 2023 pelo Tribunal de Contas de São Paulo

O ex-prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PL), se pronunciou na manhã desta segunda-feira (15), na…

9 horas ago

Contorno Sul terá desvio no tráfego para travessia de vigas na obra de acesso ao Porto de São Sebastião

Em virtude da obra do novo acesso ao Porto de São Sebastião, haverá desvio de…

9 horas ago

Pacientes do HRLN transformam vivências em arte na exposição do Projeto “Cores da Vida”

Mostra celebra os 25 anos do ISG e inaugura série anual de ações em unidades…

9 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de temporais no Litoral Norte entre terça (16) e quarta-feira (17)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que todo o estado segue sob…

19 horas ago

Ações integradas resultam em prisões por violência doméstica e tráfico de drogas em São Sebastião

A atuação da Polícia Municipal de São Sebastião, com o apoio do Centro de Operações…

20 horas ago

Governo de SP entrega novo Fórum e reinaugura Delegacia de Defesa da Mulher em Caraguatatuba

Entregas ampliam trabalho de proteção às mulheres e a infraestrutura de atendimento jurídico no litoral…

20 horas ago