Categories: GeralRegiãoSaúde

Fevereiro Roxo: alerta para Alzheimer, fibromialgia e lúpus

Artigo de Felipe Ibiapina dos Reis, médico neurologista que integra o corpo clínico do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), e professor do curso de medicina da Universidade de Joinville (Univille)

Desde 2014, a campanha “Fevereiro Roxo” busca a conscientização em relação a três importantes doenças: o Alzheimer, a fibromialgia e o lúpus. Apesar das suas características próprias, as três têm muito mais em comum do que se imagina. São doenças crônicas, de origem ainda não totalmente esclarecida, sem cura e que afetam de forma significativa a qualidade de vida, não somente dos pacientes portadores, mas também dos familiares e cuidadores.

A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum. Afeta principalmente idosos e é marcada por uma perda progressiva da memória e outras funções cerebrais, tornando o paciente cada vez mais dependente de auxílio para tomadas de decisões importantes e até mesmo para atividades antes triviais, como tomar banho, vestir-se e se alimentar. A fibromialgia, por sua vez, tem como principal sintoma dores no corpo por longos períodos, com pontos de sensibilidade maior em articulações, músculos e tendões. As dores estão associadas, por vezes, a sintomas incapacitantes, como cansaço, fraqueza e insônia, e também a quadros de depressão e ansiedade. Já o lúpus é uma doença inflamatória autoimune, mais comum (mas não restrita) em jovens, na qual o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo, podendo afetar vários órgãos, como pele, articulações, rins e o próprio cérebro. O paciente com lúpus pode também sofrer com sensibilidade à luz solar e, dependendo da gravidade, pode ter distúrbios de coagulação e ser mais suscetível a infecções, tromboses, miocardite, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Apesar de ainda incuráveis, muitas descobertas da ciência têm trazido uma nova luz ao tratamento e, principalmente, para a prevenção. Hábitos saudáveis, como hidratação adequada, alimentação balanceada, evitando excesso de alimentos industrializados, frituras e carboidratos (“açúcares”), assim como medidas de higiene do sono, adequado manejo do estresse e a prática regular de atividades físicas, mantendo o corpo e a mente sempre ativos, são os primeiros e mais importantes passos para a prevenção.

A saúde é nosso bem mais precioso. Em caso de dúvidas, não hesite em procurar o seu médico. O diagnóstico precoce é extremamente importante para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, dos familiares e dos cuidadores.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

A gente quer ser um Flamengo

– Nem o Andrés, que eu fiquei no pé 16 anos, fui na Justiça contra…

30 minutos ago

PFL 8: Imagens fortes! Lutador fica com

Sarek Shields acerta duro golpe no rosto de Nick Meck, que fica com uma enorme…

2 horas ago

Vitinho pede mais tempo para decidir sobre futuro, e Fluminense desiste de contratação

Do lado do Fluminense, o foco passa a ser outras opções para o ataque. Os…

3 horas ago

Torcedor joga sal grosso em estádio de lanterna da Série B

A ideia partiu do auxiliar de enfermagem aposentado Nilson de Castro, de 62 anos, que…

4 horas ago

NFL: Micah Parsons pede para sair dos Cowboys:

Estrela da defesa do Dallas critica publicamente alta cúpula da franquia após meses de fracasso…

5 horas ago

D'Ale comenta situação financeira do Inter e desabafa

Ex-meia acredita que é perseguido por alguns jornalistas, mas evitou nominá-los Source link

6 horas ago