Foca-caranguejeira encontrada por munícipes de São Sebastião é solta na natureza após reabilitação

Graças à dedicação do Instituto Argonauta, o animal conseguiu voltar à vida marinha

 Em 30 de junho, moradores de Calhetas encontraram a foca-caranguejeira debilitada na areia da praia e acionaram a equipe do Instituto Argonauta, parceiro da Prefeitura de São Sebastião, na Unidade de Estabilização situada no Balneário dos Trabalhadores.

O Instituto, pertencente ao Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), avaliou as condições de saúde do animal no momento do resgate e constatou que a foca estava fraca, apática e com algumas lesões na pele. Ela foi devidamente transferida para o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) em Ubatuba, onde foi cuidada por veterinários.

Foram três meses de tratamento, em que o animal recebeu reforço nutricional e ganhou peso, preparando-se para o retorno à vida marinha. Foi seguido um protocolo com normativas para animais antárticos e subantárticos, que atesta o processo de reabilitação e garante a ausência de enfermidades no animal.

“Mais do que ganhar peso, o animal tem que conseguir se alimentar sozinho, estar livre de doenças e com as reações esperadas para a espécie”, explica a bióloga Carla Beatriz Barbosa, diretora executiva do Instituto Argonauta e Coordenadora do PMP-BS Trecho 10.

Fonte: Instituto Argonauta

Uma marcação com um brinco com numeração e contato nas nadadeiras posteriores foram postos no animal para que sua identificação seja feita em uma possível reavistagem.

A soltura da foca foi realizada nesta segunda-feira (27), em mar aberto, em região próxima à que foi encontrada, para auxiliá-la na sua jornada de volta para casa. 

A operação contou também com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por meio da equipe do oceanógrafo Milton Kampel, pesquisador responsável pelo Laboratório MOceanS (Monitoramento Oceânico por Satélite); da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática; e da Coordenação-Geral de Ciências da Terra do INPE, que monitorou e forneceu as informações sobre as correntes marítimas que melhor se encaixavam ao desempenho da foca.

Sobre a foca-caranguejeira

O animal encontrado possuía cerca de 1,60m (a espécie pode atingir até 2,60m). Entre as características físicas estão cabeça e focinhos largos, nadadeiras anteriores grandes e em forma de remo, e pelagem com coloração clara.

Apesar do nome popular, essa espécie, Lobodon carcinophaga, não come caranguejos, e sim pequenos crustáceos como o krill, pequenos peixes e lulas.

Costuma aparecer principalmente na região subantártica e antártica. No Brasil, há registros ocasionais da foca-caranguejeira na região Sul e Sudeste, sendo que é a terceira ocorrência da espécie no Litoral Norte de São Paulo nos últimos 12 anos.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Ambiental doa mais 33 toneladas de pescados apreendidos em Ubatuba

Flagrante em Ubatuba foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb.…

2 dias ago

Campeonato Municipal de Futebol 3ª divisão e Copa da Criança de Futsal movimentam o final de semana

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com os jogos do Campeonato de Futebol 3ª…

2 dias ago

33ª Festa do Divino Espírito Santo segue até 26 de maio em Caraguatatuba

A 33ª Festa do Divino Espírito Santo da Catedral Diocesana de Caraguatatuba segue até o…

2 dias ago

Defesa Civil de Ilhabela realiza treinamento para incêndios em períodos de estiagem

Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram de um treinamento especial para períodos de estiagem…

2 dias ago

Homem é flagrado com 400 porções de drogas em Ubatuba

Um homem foi flagrado nesta sexta-feira (3/5), por uma equipe da Polícia Militar portando uma…

2 dias ago

Bombeiros disponibilizam curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco O…

2 dias ago