Categories: DestaquesGeral

Fundo Social realiza caminhada do Agosto Lilás em defesa das mulheres na próxima terça-feira

Caraguatatuba é uma das cidades escolhidas pelo Governo do Estado para realizar a caminhada de combate à violência contra a mulher dentro da Campanha Agosto Lilás, que ocorrerá em vários municípios, simultaneamente.

A caminhada, organizada pelo Fundo Social de Caraguatatuba, será na terça-feira, dia 26, com concentração a partir das 8h e aulão de ginástica para aquecimento, na praça da Cultura, Centro. A saída está marcada para 9h e deve percorrer algumas ruas adjacentes até chegar na Praça Doutor Cândido Mota Centro.

O Agosto Lilás é uma campanha nacional instituída pela Lei Federal nº 14.448/2022, que define agosto como o Mês de Proteção à Mulher, em decorrência da aprovação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), no mesmo mês, em 2006.

A cor lilás, símbolo da campanha, carrega significados profundos como respeito, dignidade, transformação, espiritualidade, solidariedade e união por uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.

Violência

A violência contra a mulher pode ocorrer de várias formas: física, quando há agressões que causam dor ou ferimentos; sexual, quando a mulher é forçada a ter relações ou práticas sem consentimento; psicológica, quando sofre ameaças, humilhações, controle e isolamento; moral, quando é difamada, caluniada ou tem sua reputação atacada; e patrimonial, quando seus bens, documentos ou recursos financeiros são destruídos, retidos ou controlados. Todas essas práticas devem ser denunciadas.

Campanhas como o Agosto Lilás visam quebrar o silêncio, mostrar as formas de abusos, incentivar a denúncia e mostrar que há caminhos de acolhimento e justiça. Denúncias podem ser feitas pelo 180, pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil ou na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. A prevenção começa na informação, e por isso eventos como a Caminhada têm um papel essencial. Durante todo o mês, diversas ações de conscientização serão realizadas pelo governo municipal.

Aplicativo SOS para Mulheres em Caraguatatuba

As mulheres que sofrem algum tipo de violência (física, psicológica, patrimonial, sexual, etc.) e que precisam de orientações, podem ir ao Centro Integrado de Atendimento a Mulher (CIAM). No CIAM, há uma equipe técnica especializada de assistentes sociais e psicólogas que irão acompanhar a vítima à Delegacia da Mulher para o registro do Boletim de Ocorrência e para o pedido da medida protetiva contra o agressor.

Vale destacar que o agressor pode ser marido, ex-companheiro, irmão, pai. Caso a vítima já possua essas informações, deve procurar a Delegacia da Mulher ou a Delegacia de Polícia mais próxima para relatar a violência sofrida.

O boletim de ocorrência será registrado e, caso a mulher solicite medidas protetivas, a autoridade policial registrará o pedido e irá remetê-lo ao juiz ou juíza, que deverá apreciar o requerimento em até 48 horas.

De posse da medida protetiva, a mulher deve se encaminhar ao CIAM, preencher uma ficha com alguns dados pessoais (vítima e agressor). Esses dados chegam ao COI, onde são cadastrados no sistema e logo após esse procedimento, o botão do SOS Caraguá pra Elas é liberado para a mulher, pelo aplicativo.

A vítima abre o aplicativo que é bem simples, com apenas um botão na tela. Ao acioná-lo, ela tem cinco segundos para desistir caso tenha apertado por engano. Após esses cinco segundos, aparece na tela do computador do COI a solicitação e a coordenada geográfica de onde se encontra a vítima naquele momento. Os operadores acionam via rádio o inspetor de plantão e este encaminha imediatamente uma viatura para o atendimento da ocorrência.

Esse processo entre a vítima acionar o botão, os operadores do COI receberem a ocorrência, verificarem o endereço, passarem para o inspetor e este encaminhar uma viatura leva em média 40 segundos, ou seja, bem rápido.

Depois do atendimento inicial, as vítimas continuam sendo acompanhadas pela Guarda Civil Municipal, que faz visitas periódicas a cada uma delas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Consciência Negra: XXIX Kizomba termina neste sábado com extensa programação artística e cultural

A Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba é palco da XXIX…

21 horas ago

Banhista morre após sofrer mal súbito na praia Preta do Sul, em São Sebastião

Um banhista de 39 anos, morreu após sofrer um mal súbito na tarde desta sexta-feira…

21 horas ago

Resultado histórico: Caraguatatuba chega ao 2° lugar no ranking estadual de Estâncias Turísticas

Caraguatatuba acaba de conquistar um dos resultados mais expressivos da sua história no turismo: a…

23 horas ago

Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF

Prisão foi determinada após o senador Flávio Bolsonaro convocar vigília em frente à casa do…

1 dia ago

Corpo é encontrado boiando no Rio Perequê-Açu, em Ubatuba

A Polícia Civil de Ubatuba investiga um encontro de cadáver na madrugada deste sábado (22),…

1 dia ago

Ilhabela realiza mais uma edição do Festival Esportivo de Futebol para categorias de base neste sábado (22)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promove, neste sábado (22), mais…

2 dias ago