Para oferecer um melhor atendimento às mulheres vítimas de violência do município, a GCM de Caraguatatuba finalizou nesta quarta-feira (26), o primeiro curso de Patrulha Maria da Penha, ministrado pela Academia de Ensino e Formação da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos.
O curso contou com aulas específicas sobre a Lei 11340/06 (Maria da Penha) e também com simulados de ocorrências.
Participaram cinco integrantes da corporação que irão multiplicar o conhecimento aos demais do grupo para atuarem na Patrulha Maria da Penha Municipal.
“Caraguatatuba já dispõe do aplicativo ‘SOS Caraguá pra Elas’, sendo mais uma ferramenta de proteção. E o treinamento serve para aprimorar esse suporte às mulheres com medida protetiva”, explica o comandante da GCM, tenente Cláudio Dias.
Aplicativo ‘SOS Caraguá pra Elas’
Caraguatatuba possui desde março, o aplicativo ‘SOS Caraguá pra Elas’ que possui um botão de pânico, para que seja acionado em situações emergenciais. Ele envia a localização da mulher para a Guarda Civil Municipal, que imediatamente envia uma viatura ao local.
Para ter acesso ao aplicativo, a mulher precisar ter uma medida protetiva concedida pelo Poder Judiciário. Com esse documento elas devem procurar o CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher), no Indaiá, ou o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no Jardim Aruan, e efetuarem um cadastro.
Com o cadastro feito o acesso é liberado e já pode baixar o aplicativo Sentry SOS, disponível nas lojas de aplicativos para IOS ou Android.
O ex-prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PL), se pronunciou na manhã desta segunda-feira (15), na…
Em virtude da obra do novo acesso ao Porto de São Sebastião, haverá desvio de…
Mostra celebra os 25 anos do ISG e inaugura série anual de ações em unidades…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que todo o estado segue sob…
A atuação da Polícia Municipal de São Sebastião, com o apoio do Centro de Operações…
Entregas ampliam trabalho de proteção às mulheres e a infraestrutura de atendimento jurídico no litoral…