Categories: Destaques

Golpe militar de 1964: Lembrar sempre, repetir jamais

Em nota pública, a Oxfam Brasil afirma que é inadmissível que setores da sociedade, do governo federal e instituições públicas celebrem o golpe militar, desprezando os princípios e valores consagrados na Constituição de 1988

Neste 31 de março, completa-se mais um aniversário do golpe militar de 1964, quando o Brasil foi jogado num de seus mais sombrios períodos da história. É importante não esquecer as muitas atrocidades e atos contra a democracia que o país viveu durante longos 21 anos.

É inadmissível que setores da sociedade, do governo federal e instituições públicas celebrem o golpe militar, desprezando os princípios e valores consagrados na Constituição de 1988, incluindo compromissos inequívocos com a democracia, os direitos humanos, a proteção da vida, a justiça e a equidade social.

Esta data deve ser um momento de homenagem aos mortos e desaparecidos políticos, de lembrança dos crimes e injustiças do passado, do autoritarismo e das muitas barbáries cometidas. É o momento de cultivar a memória para que a sociedade colha o aprendizado e jamais repita tamanha brutalidade; para que a tortura, a censura e a arbitrariedade nunca mais sejam uma política de Estado.

Mas também é preciso trazer à memória um importante elemento que marcou a ditadura militar no Brasil: o outro lado do chamado “milagre econômico”. É verdade que naquele período o país viveu um grande crescimento econômico. Porém, esse crescimento não foi o mesmo para todos e todas. Os governos militares foram marcados pela redução do valor real do salário-mínimo, comparado com o período anterior, pelo achamento de salários de trabalhadores na base da pirâmide e pela falta de investimentos sociais, especialmente em educação e saúde, que buscassem atender ao conjunto da população.

O Brasil vive hoje múltiplas crises: a pandemia de covid-19, o desemprego, a escalada da fome e da pobreza, a recessão econômica, a negação da ciência e um desgoverno que além de não articular respostas para aliviar as muitas tragédias que pesam sobre a população, contribui para que elas aumentem.

Além disso, o Brasil vive o desafio de ter se acomodado com uma democracia que permite a exclusão da maioria de sua população. Uma democracia que não respeita os preceitos da nossa Constituição Cidadã; uma democracia baseada em estruturas racistas e patriarcais que alimentam e aprofundam as desigualdades gritantes no país.

Neste 31 de março de 2021, a Oxfam Brasil reafirma seu compromisso com a democracia, com a justiça, com os direitos humanos, com a diversidade. E reafirma também seu compromisso com a luta contra as desigualdades e todo e qualquer retrocesso – político, econômico, social, ambiental e cultural.

Defendemos valores democráticos que enfrentem o racismo, que dê comida a quem tem fome, que garanta direitos constitucionais de todas e todos, que respeite a diversidade. Sem o respeito à democracia, ao Estado de Direito, às instituições e aos entes federativos, não vamos conseguir superar os desafios que temos pela frente. Saudamos a democracia brasileira e nos juntamos a todas e todos que querem aprofundá-la e defendê-la contra arroubos autoritários, bárbaros e negacionistas. É preciso lembrar sempre do passado para jamais repetir os erros no presente.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Borrifos e Jamaica decidem o título do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Ilhabela nesta sexta-feira (31)

Nesta sexta-feira (31), às 19h45, o campo do Polo de Educação Integrada de Ilhabela (PEII) Sul…

22 minutos ago

Jovem forja o próprio sequestro para extorquir dinheiro da mãe em São Sebastião

Filho tinha saído de casa há 7 dias sem dar notícia e nesta quinta-feira (30)…

59 minutos ago

Caixa libera saque de FGTS por Calamidade a moradores de Caraguatatuba; veja como solicitar

A Caixa Econômica Federal disponibilizou nesta semana o saque do Fundo de Garantia do Tempo…

12 horas ago

Aluguel de patinetes elétricos chega a Ubatuba; saiba mais

Com uma frota inicial de 150 patinetes elétricos nesta semana, Ubatuba iniciou o serviço de…

13 horas ago

Explosão causada por vazamento de gás atinge prédio em Ubatuba

Na manhã desta quinta-feira (30), por volta das 06h45, o Corpo de Bombeiros foi acionado…

21 horas ago

Defesa Civil de SP realiza treinamento para período de chuvas para 39 municípios do Vale do Paraíba

Evento em Campos do Jordão reúne prefeitos e autoridades e marca a preparação para o…

22 horas ago