Na segunda (31), cidades do ABC Paulista registraram altos volumes de chuvas; em Mauá, choveu o esperado para 18 dias em apenas 6 horas
A Defesa Civil do Estado de São Paulo estendeu a campanha SP Sempre Alerta Operação Chuvas até o próximo dia 15 de abril. A ação se encerraria na segunda-feira (31), mas meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) apontaram condições para chuva intensa até pelo menos o dia 6 de abril. Na segunda (31), cidades do ABC Paulista registaram altos volumes de chuva no período da tarde.
Em Mauá, em apenas 6 horas choveu 137mm, o equivalente a 18 dias do esperado para o mês de março. Em Santo André, foi registrado 95mm de chuva, que corresponde a 42% do volume médio para o mês.
Às 14h47, a Defesa Civil enviou alerta severo de chuva para os municípios da Região do ABC, alertando a população para buscarem locais seguros. Não houve registro de vítimas.
Segundo dados do Corpo de Bombeiros, foram registrados 23 chamados para quedas de árvores e 63 para alagamentos na cidade de Santo André. Em Mauá, os Bombeiros foram acionados para duas ocorrências de queda de árvore e sete para alagamentos.
SP Sempre Alerta – Operação Chuvas
Com a prorrogação da Operação Chuvas, todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil seguirá mobilizado e em regime de prontidão. O monitoramento meteorológico seguirá 24 horas por dia, com envio de alertas à população diante de condições severas de chuvas. As Defesa Civis municipais manterão as vistorias de campo e com as ações dos planos de contingência em vigor, como por exemplo, a da montagem de abrigos emergenciais em caso de famílias desabrigadas ou desalojadas.
“Vamos seguir mobilizados por mais 15 dias considerando o cenário de chuvas intensas que ainda teremos nesta semana. É importante manter todo o time de prontidão para o atendimento rápido e eficiente das ocorrências. Nosso monitoramento seguirá 24 horas por dia, inclusive com a emissão dos alertas”, destacou o Coronel Henguel Pereira, Coordenador Estadual da Defesa Civil.
Durante toda a Operação Chuvas é realizada a campanha de prevenção, com veiculação de materiais educativos em tv, rádio, outdoor, distribuição de panfletos e fixação de faixas orientativas, com objetivo de despertar mudança de mentalidade na população e prevenir à exposição ao risco, como por exemplo não atravessar áreas alagadas e buscar locais seguros durante os temporais.
A Prefeitura de Ilhabela realiza, nesta quarta-feira (5), um simulado de evacuação no prédio do…
A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…