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Governo de SP reforma travessia São Sebastião/Ilhabela

Com investimento de R$ 969 mil, o terminal recebeu melhorias estruturais, elétricas e de acessibilidade, oferecendo mais conforto e segurança aos usuários

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Logística e Transportes, entregou nesta sexta-feira (23) as obras de modernização da estação de passageiros da travessia entre São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte. Com aporte de R$ 969 mil, o terminal passou por intervenções estruturais e elétricas voltadas à melhoria do atendimento a pedestres, ciclistas e motoristas.

As obras, iniciadas em janeiro, incluíram a demolição e retirada de estruturas antigas, recuperação da estrutura física, renovação das instalações hidráulicas e elétricas, substituição de forros, revestimentos e vidros, pintura, impermeabilização de pisos, reforma das coberturas, troca de esquadrias e elementos metálicos e de madeira, implantação de paisagismo e adequações nos sistemas de combate a incêndio.

Além da modernização estrutural, a estação ganhou ampliação do monitoramento por CFTV e integração ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Coordenadoria de Travessias. Os espaços agora contam com área climatizada, assentos mais confortáveis, bebedouros e pontos de energia para dispositivos eletrônicos, garantindo mais conforto à população, especialmente nos dias de calor intenso.

“As reformas na estação de passageiros da travessia São Sebastião/Ilhabela representam mais do que uma simples atualização da infraestrutura. Elas são parte de um esforço contínuo para garantir que o sistema de transporte na região seja não apenas mais eficiente, mas também mais sustentável e acessível. Este investimento não só melhora a qualidade do serviço, mas também é uma resposta direta às necessidades de mobilidade da população, buscando um equilíbrio entre inovação, segurança e conforto, com foco na melhoria da experiência dos usuários e no fortalecimento da infraestrutura local”, afirmou Natália Resende, secretária da SEMIL, que esteve presente à entrega.

A estação também foi adaptada às normas de acessibilidade, reforçando o compromisso da gestão com um serviço mais inclusivo. “Garantir conforto e segurança é prioridade. Estamos investindo para tornar o sistema cada vez mais eficiente e acessível”, afirmou Denis Gerage, subsecretário de Logística e Transportes.

Melhorias

A travessia entre São Sebastião e Ilhabela vem passando por uma transformação importante nos últimos dois anos. As reformas dos dois atracadouros — concluídas entre setembro e outubro de 2024 — trouxeram melhorias nos flutuantes, dolfins de manobra, passarelas e estruturas de acesso. Somam-se a isso o projeto de dragagem no lado de Ilhabela (Barra Velha), voltado a resolver o assoreamento da região, totalizando R$ 14,3 milhões em investimentos.

Além da infraestrutura, a operação da travessia ganhou reforço com a entrega de cinco embarcações reformadas, entre 2023 e março de 2025. As embarcações FB-29, FB-25, FB-19, FB-28 e FB-30 voltaram à ativa após passarem por reformas completas, garantindo mais regularidade, segurança e conforto para os usuários — um investimento de R$ 42,1 milhões.

Investimentos

Essas reformas fazem parte de um robusto programa de modernização das Travessias Litorâneas do Estado, que, desde 2023, destinou cerca de R$200 milhões para a melhoria das embarcações e da infraestrutura dos terminais. O plano prevê a entrega de 22 embarcações reformadas e a conclusão de dez obras nos terminais até o final de 2025, com o objetivo de ampliar a capacidade do sistema e oferecer um atendimento mais eficiente e confortável para os usuários.

Dentro desse conjunto de ações, diversas iniciativas foram implementadas no sistema recentemente. A Semil entregou nesta quinta-feira (22) uma embarcação reformada para a travessia entre Cananéia e Ilha Comprida, no Vale do Ribeira. A embarcação tipo ferry-boat, FB-12, tem capacidade para transportar 21 veículos e 172 pedestres e recebeu um investimento de R$ 3,5 milhões. A reforma incluiu serviços estruturais em aço e fibra de vidro, revisão de redes hidráulicas, motores de propulsão, geradores, sistemas mecânicos e elétricos, além de pintura e revisão dos equipamentos de segurança.

Em 2 de maio, três embarcações reformadas passaram a reforçar as travessias entre Santos–Guarujá e Santos–Vicente de Carvalho. Com investimento de R$20,8 milhões, as unidades passaram por um processo completo de modernização, com foco em segurança e eficiência. As melhorias ampliam a capacidade operacional do sistema, permitindo que as embarcações atuem conforme a demanda. A FB-18, com capacidade para 32 veículos e 244 pedestres, está em operação na travessia Santos–Guarujá. Já as lanchas LS-02 e LS-05, com capacidade para 370 e 450 pedestres, respectivamente, atendem o trajeto entre as estações Praça da República e Vicente de Carvalho.

Já em 11 de março, foi concluída a reforma do ferry-boat FB-30, que agora opera na travessia São Sebastião/Ilhabela. Com um investimento de R$8,3 milhões, a embarcação passou por melhorias estruturais e tecnológicas, proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros.

Poucos dias antes, em 28 de fevereiro, a Baixada Santista recebeu duas novas embarcações para a travessia entre Santos e Guarujá. Com um investimento de R$14,4 milhões, as embarcações FB-10 e FB-15 foram modernizadas e voltaram a operar, atendendo uma grande demanda na região.

A Estação de Passageiros Praça da República, em Santos, também passou por uma reforma, concluída em 18 de fevereiro. Com investimento de R$8,2 milhões, a obra priorizou a recuperação estrutural e a ampliação da acessibilidade.

Outro reforço importante na frota ocorreu em 12 de fevereiro, quando foi entregue uma nova balsa para reforçar a operação da travessia Bertioga/Guarujá, a embarcação Rainha dos Valadares. Com capacidade para 27 veículos e 100 passageiros, a nova balsa amplia a capacidade do sistema, que agora conta com três embarcações para atender a demanda dessa travessia.

Na cidade de Guarujá, a Estação Vicente de Carvalho também passou por melhorias significativas. Entre 2023 e 2024, foram investidos R$14,9 milhões na construção de um novo flutuante, na readequação da acessibilidade e na modernização do sistema de combate a incêndio.

Gestão de tráfego e balança

Além das reformas físicas e da renovação das embarcações, o programa inclui iniciativas tecnológicas para otimizar a operação do sistema. Entre elas estão a instalação de uma balança de pesagem de caminhões na travessia São Sebastião/Ilhabela, para controle da carga transportada, e a implantação de um serviço de apoio à gestão do tráfego, voltado à organização das filas de embarque e desembarque em travessias com alto fluxo. Juntas, essas iniciativas somam mais de R$11,3 milhões em investimentos.

Parceria Público-Privada (PPP)

Em abril, o governador Tarcísio de Freitas sancionou a lei que autoriza a concessão do sistema de travessias hídricas à iniciativa privada. A medida vai permitir a modernização do serviço de transporte aquaviário de passageiros e veículos em diferentes regiões do estado. A iniciativa abre caminho para um investimento de R$1 bilhão na modernização de 14 rotas de balsas e embarcações, que atendem cerca de 40 mil pessoas por dia. Entre as melhorias está a aquisição de mais de 40 novas embarcações, incluindo modelos elétricos para aumentar a mitigação climática, e o aprimoramento da infraestrutura e dos terminais.

Serviços aos usuários

O sistema de travessias litorâneas de São Paulo abrange oito trajetos: São Sebastião/Ilhabela (Litoral Norte), Santos/Vicente de Carvalho, Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá (Litoral Central), além de Cananéia/Ilha Comprida, Iguape/Jureia, Cananéia/Continente e Cananéia/Ariri (Litoral Sul). Para mais informações, os usuários podem consultar os painéis de mensagem nos acessos aos bolsões ou ligar para o telefone 0800 77 33 711.

Redação

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