Concessão permitirá investimentos de R$ 1 bi para modernização do serviço de transporte por balsas e embarcações
O governador Tarcísio de Freitas sancionou a lei que autoriza a concessão do sistema de travessias hídricas à iniciativa privada. Aprovada na semana passada pela Assembleia Legislativa (Alesp), a medida vai permitir a modernização do serviço de transporte aquaviário de passageiros e veículos em diferentes regiões do estado. A sanção foi publicada na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado de São Paulo.
“Vamos proporcionar transporte de qualidade para a população que depende de balsas e embarcações para se deslocar, além de facilitar a vida dos visitantes de regiões de enorme potencial turístico. Transformamos o dia a dia das pessoas e ainda atraímos crescimento econômico a cada vez que tiramos esses projetos do papel. Nada resiste ao investimento”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.
A iniciativa abre caminho para um investimento de R$ 1 bilhão na modernização de 14 rotas de balsas e embarcações, que atendem cerca de 40 mil pessoas por dia. Entre as melhorias, estão a aquisição de mais de 40 novas embarcações, incluindo modelos elétricos para aumentar a resiliência climática, e o aprimoramento da infraestrutura e nos terminais.
Para apresentar o projeto de travessias hídricas a investidores internacionais, o governador Tarcísio de Freitas realiza nesta semana um roadshow por países como Dinamarca, Holanda e Noruega. Além do sistema de travessias, outras iniciativas qualificadas no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP), como o túnel imerso Santos-Guarujá, também estão na pauta dos encontros.
A primeira parada da comitiva paulista foi em Amsterdã, onde se reuniu com executivos da construtora Ballast Nedam. Nos próximos dias, o governador Tarcísio de Freitas se encontra com lideranças de empresas como TEC Tunnel, Immontec, Ruter, LNS, Sweco, DFDS, Maersk e Femern A/S na Holanda e também na Noruega e na Dinamarca.
A missão também realizará visita técnica às obras do túnel submerso Fehmarnbelt, em construção entre a Dinamarca e a Alemanha. Com 18 quilômetros de extensão, quatro faixas rodoviárias e duas linhas férreas, a megaestrutura é considerada uma referência global e serve de exemplo para o projeto do Túnel Santos-Guarujá.
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