Iniciativa da Presidência da República obriga adequação de alíquota em estados e municípios
O Governo Federal pode suspender recursos para São Sebastião, caso o município não reajuste as alíquotas de contribuição dos servidores públicos para o patamar mínimo e obrigatório de 14%.
Com essa determinação, a Prefeitura de São Sebastião teve que encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei que estima a adequação.
Segundo a determinação do presidente Jair Bolsonaro, caso os estados e municípios se recusem a se adequar à tais determinações até julho, ficarão impedidos de receber repasse de recursos da União. Inclusive relativos a auxílio emergencial em virtude da pandemia com o Novo Coronavírus.
Essa determinação se trata de uma emenda constitucional aprovada ano passado, pelo Congresso Nacional, que institui a Reforma da Previdência no país.
Aposentadoria e aposentados – Contudo, é preciso observar que o Governo Federal não prevê, neste momento, mudanças na idade mínima para aposentadoria e nem modifica as regras para o pagamento de pensão.
Os aposentados e pensionistas permanecem isentos de contribuição nas aposentadorias e pensões até o teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que hoje é de R$ 6.101.06. Só para quem recebe aposentadoria, ou pensão acima deste valor, há o aumento na alíquota de 11% para 14%, e apenas na parcela que exceder esse teto.
Essa determinação também se encontra em trâmite nas outras cidades da região. Em Ilhabela, a proposição de origem da União já foi aprovada em março. Em Ubatuba, o tema está em apreciação pelo Legislativo. No município de Caraguá, o Poder Executivo também formula projeto para enviar à Câmara.
São Sebastião PREV – O presidente do São Sebastião PREV (SSPREV), Adilson Ferreira de Moraes, reforça que a mudança proposta é impositiva, haja vista a obrigatoriedade de ter que se adequar às novas normas constitucionais.
“As mudanças decorrentes da reforma proposta pelo Poder Executivo Municipal mostram-se muito mais brandas para o funcionalismo público do que aquelas que foram aprovadas e já estão sendo implementadas para os funcionários públicos federais, bem como para os segurados do INSS, integrantes do Regime Geral de Previdência Social”, destacou Adilson.
Consolidados na disputa pela liderança da classificação, os três primeiros colocados carregam histórico de vitórias…
Atualmente a cumprir um período de estágio na Áustria, a formação saudita escolheu Portugal para…
– Nem o Andrés, que eu fiquei no pé 16 anos, fui na Justiça contra…
Sarek Shields acerta duro golpe no rosto de Nick Meck, que fica com uma enorme…
Do lado do Fluminense, o foco passa a ser outras opções para o ataque. Os…
A ideia partiu do auxiliar de enfermagem aposentado Nilson de Castro, de 62 anos, que…