Governo Municipal interdita acesso ao Molhe do Rio Juqueriquerê por risco estrutural

A Secretaria de Obras Públicas do governo municipal de Caraguatatuba interditou o acesso ao molhe na foz do Rio Juqueriquerê. A decisão foi tomada após a empreiteira responsável pela urbanização do local comunicar oficialmente a existência de graves problemas estruturais na base da obra. O enrocamento de pedras, que sustenta o pavimento e o guarda-corpo, apresentou movimentações e desagregações que comprometem a segurança de quem circula pelo espaço.

De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, há risco concreto de desestabilização do guarda-corpo e possibilidade de queda de pedestres sobre as pedras. “Sabemos da importância do molhe como espaço de lazer e contemplação, mas nossa prioridade é preservar vidas. Diante do risco real à segurança de quem frequenta o local, a interdição é a medida mais responsável a adotar”, afirma o secretário de Obras Públicas, engenheiro Gilson Mendes de Souza.

A administração municipal vai contratar uma auditoria independente para examinar a concepção e a execução do projeto original. O objetivo é verificar se a obra de estabilização da foz, que custou mais de R$ 60 milhões, seguiu as normas técnicas e se os serviços pagos foram efetivamente entregues. Além da contrapartida do município, o financiamento contou com recursos do FINISA/Banco do Brasil e repasse do Governo Estadual.

A comunicação realizada pela empresa Era Técnica Engenharia, responsável pela obra de urbanização do local, à Secretaria de Obras relata que o enrocamento se movimenta mesmo em condições climáticas normais, comprometendo a urbanização assentada sobre a estrutura.

Em janeiro de 2025, a Secretaria de Obras Públicas notificou a empresa responsável pela urbanização do molhe por serviços não executados e defeitos na execução de áreas já concluídas. Além disso, a pedido do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, foi retirada a placa de inauguração da obra, realizada em 2024, pelos mesmos problemas.

A interdição permanecerá até que a auditoria apresente laudo conclusivo e apontamentos sobre as medidas corretivas necessárias. “É prudente manter o acesso fechado. Nossa equipe constatou trechos com desintegração do molhe e sinais de instabilidade nas estruturas. Estamos tomando todas as medidas cabíveis para resolver o problema e devolver o espaço para uso da comunidade de forma segura o mais breve possível”, reforçou o secretário Gilson Mendes.

Outro lado

O Portal ROL procurou a assessoria do ex-prefeito Aguilar Junior para comentar sobre a matéria, mas até momento não recebemos retorno. Assim que tiver o retorno essa matéria será atualizada.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Corpo de Bombeiros resgata homem que foi picado por marimbondo em Ubatuba

Vítima estava no telhado da casa de aproximadamente 6 metros de altura quando foi atacado.…

5 horas ago

45ª Exposição de Orquídeas Caraguatatuba recebe visitantes de cinco estados

A 45ª Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba encantou moradores e turistas no último fim de…

5 horas ago

Investigação da PC prende dois homens por tráfico de drogas em Ilhabela

Na sequência de investigações referentes ao tráfico de drogas no bairro Green Park, a Polícia…

6 horas ago

Concessionária Tamoios abre vagas de emprego para Operação Verão 2025/26

Contratos são por período determinado, mas com chance de efetivação; veja as oportunidades A Concessionária…

18 horas ago

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de incêndio em Caraguatatuba

O Corpo de Bombeiros atendeu na noite deste domingo (12), por volta 23h, uma ocorrência…

1 dia ago