Categories: CidadesPolícia

Governo Municipal veta projeto de lei que altera nome da Guarda Civil em Caraguatatuba

O Governo Municipal de Caraguatatuba enviou à Câmara Municipal a mensagem de Veto Total ao Projeto de Lei nº 015/2025, contido no Autógrafo nº 09/2025, que propunha a alteração da Lei Municipal nº 2.482/2019, responsável pela criação da Guarda Municipal. A proposta, de autoria do vereador presidente do Legislativo, Antonio Carlos da Silva Junior, visava mudar a denominação da corporação para Polícia Municipal.

A decisão foi baseada em recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Procedimento nº 29.0001.0033837.2025-31, em razão de reiteradas decisões do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que reconhecem a inconstitucionalidade de leis municipais semelhantes.

Segundo o entendimento do TJ-SP, a alteração fere o princípio da separação dos poderes, ao invadir competência privativa do chefe do Poder Executivo. A jurisprudência também aponta que a modificação contraria o artigo 144, § 8º, da Constituição Federal, e as diretrizes da Lei Federal nº 13.022/2014, que trata do Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Além disso, a proposta implicaria aumento de despesa pública, como a troca de uniformes e a nova identidade visual dos veículos da corporação, sem a devida previsão orçamentária, o que contraria a Lei Orgânica do Município.

“O projeto traz reflexões importantes sobre a valorização da segurança pública, mas é dever do Executivo respeitar os limites constitucionais e legais estabelecidos”, afirmou o prefeito Mateus Silva. “O veto foi necessário diante das orientações do Ministério Público e da jurisprudência consolidada sobre o tema.”

A mensagem de veto foi encaminhada para apreciação e deliberação da Câmara Municipal.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

21 minutos ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

2 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

2 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

4 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

6 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

11 horas ago