Grupo de golfinhos é flagrado nadando pela orla de São Sebastião

Na manhã desta quinta-feira (2), um grupo de pelo menos 100 golfinhos, da espécie boto-cinza (Sotalia guianensis), foi avistado a poucos metros dos costões das praias de Camburi, Camburizinho e Boiçucanga, na Costa Sul do município, o que torna a observação desses animais uma grande e nova atração turística natural na região.  

O primeiro registo do ano, feito pelo coordenador do Projeto Baleia à Vista, Julio Cardoso, que monitora baleias e golfinhos pelo litoral norte paulista, mostra animais fazendo acrobacias enquanto caçavam cardumes de peixes. “Foi um incrível show da natureza que as pessoas que acordaram cedo e estavam nas praias e costões puderam apreciar”, comentou Cardoso.

Segundo o coordenador do Baleia à Vista, a espécie de golfinhos é residente em nossa região e nesta época do ano costuma caçar cardumes de peixes próximo à praias e costões. “Esses animais utilizam diversas táticas e atuam em conjunto de forma coordenada fazendo “rodinhas” para encurralar os cardumes, batem caudas, saltam e conseguem juntar o cardume e encurralar os peixes de forma a ter alta eficiência na caçada”, detalhou Julio.

“É uma excelente notícia, pois o ano começa com ótimos sinais, uma vez que isso mostra que estes golfinhos seguem vivendo e caçando pela nossa região e que tem encontrado peixes para se alimentar”, finalizou.

De 2004 até o momento foram feitos 129 registros de golfinhos e outros 260 de baleias pelo Projeto Baleia à Vista e colaboradores. No ano passado, 105 baleias da espécie jubarte foram avistadas na região pelo mesmo Projeto, entre maio e agosto de 2019, o número é considerado um recorde. Além disso, houve ainda o registro de baleias-de-bryde, orcas e golfinhos.

Normas para observação

Com a chegada dos golfinhos, um grande número de pessoas sai de barco na tentativa de avistá-los. Para evitar que sejam feridas, existem normas para observação de cetáceos, que são: manter distância adequada (100m); não perseguir e nem bloquear os animais; ao avistar um golfinho reduzir a velocidade e parar, se necessário, a embarcação, para evitar acidentes e distúrbios; e nunca manter mais de duas embarcações próximas do animal.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião inicia programação cultural de verão com artistas locais nesta sexta-feira

A programação especial para o verão em São Sebastião segue repleta de novidades. A partir…

8 horas ago

Caraguatatuba terá Réveillon com grandes shows, fogos sem estampido e esquema especial de segurança

Caraguatatuba preparou uma programação especial para a virada do ano, com shows nacionais, valorização de…

8 horas ago

Jovem de 17 anos é baleado na mão após se envolver em briga em Ubatuba

Adolescente foi socorrido pelo SAMU e caso foi registrado como tentativa de homicídio Um jovem…

14 horas ago

Bombeiros previnem possível afogamento na Praia Martim de Sá na noite de Natal

Na noite de 25 de dezembro de 2025, por volta das 22h46, o Corpo de…

17 horas ago

Corpo de Bombeiros introduz pulseiras de identificação para crianças na temporada de verão

Com o aumento do movimento nas praias durante o verão, uma iniciativa simples promete trazer…

17 horas ago

Fim de ano sem barulho: Caraguatatuba proíbe fogos com estampido e reforça fiscalização

A virada do ano em Caraguatatuba tem regra clara: fogos de artifício com barulho são…

19 horas ago