Além dela, quatro equipes que atuam pelo município também apoiam no setor
A Guarda Civil Municipal de Ubatuba possui uma viatura específica para efetuar a ronda escolar no município. A ideia surgiu em 2017, por meio do novo comando da corporação. As demais viaturas também colaboram com o serviço, mas de maneira setorizada e de acordo com a área de cobertura da escala do dia. Quando há alguma outra viatura cobrindo um setor, a viatura exclusiva da ronda escolar não vai até aquela região que já está salvaguardada
São quatro equipes mais a viatura específica da ronda – com turno de 2×2 (dias de trabalho). Cada equipe conta com dois guardas. Elas atendem as escolas (CEI, EMEI e EM) da região central e oeste, durante os três períodos – manhã, tarde e noite (à noite, funcionam as escolas EM Tancredo e EM Anchieta)
Os guardas estacionam nas unidades escolares, assinam o livro de ronda e fazem contato com a pessoa que está responsável pela unidade no momento – secretaria da escola, direção etc. Além de ajudar na entrada e saída dos alunos com relação ao trânsito, priorizando locais onde há mais movimento, a presença da GCM acaba inibindo qualquer tipo de “atentado” ou má intenção que possa existir.
“Temos uma preocupação especial com a ronda escolar, tanto que foi nessa gestão que estabelecemos uma viatura específica para ronda escolar, visualmente identificada, e dividimos a nossa equipe para dar a devida atenção a esse segmento que é muito importante”, destacou o comandante da Guarda, inspetor Almir Rogério Feliciano de Moura.
Na noite de 25 de dezembro de 2025, por volta das 22h46, o Corpo de…
Com o aumento do movimento nas praias durante o verão, uma iniciativa simples promete trazer…
A virada do ano em Caraguatatuba tem regra clara: fogos de artifício com barulho são…
Com o lema “Servir e Proteger”, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba vem alcançando…
Um homem foi preso pela Polícia Militar na tarde de quarta-feira (24), após roubar turistas…
Na madrugada desta quinta-feira, 25 de dezembro, por volta das 5h, o Corpo de Bombeiros…