Categories: GeralPlantãoPolícia

Guarda Municipal de Ubatuba adquire novos armamentos

Na manhã desta quinta-feira (14), a prefeita Flávia Pascoal oficializou a entrega dos novos armamentos adquiridos pela Guarda Municipal de Ubatuba (GCM): são duas espingardas calibre 12 e três carabinas modelo CCT.40, além de munições compatíveis com os novos equipamentos.

Para capacitar o efetivo e habilitar a corporação a fazer o uso do armamento, entre os dias 27 de junho a 02 de julho, 31 guardas civis municipais passaram pelo Estágio de Qualificação Profissional (EQP), com treinamento e habilitação em armas longas.  O curso teve uma duração de 48 horas e, ao final, foi realizada a prova de tiro.

O EQP é uma das etapas para cumprimento do Convênio entre a Prefeitura e a Polícia Federal. A comandante da GCM, Patrícia do Amaral, explicou que a exigência para aprovação da renovação do convênio, que concede o porte de armas para a GCM, é de 80 horas por ano e que as demais horas de 2022 já foram cumpridas em capacitações realizadas no começo deste ano.

“Nós fizemos o curso de qualificação para utilizar esse armamento e o estágio de Qualificação Profissional para a renovação de porte. Aproveitamos o momento de aquisição para essas armas longas para qualificar todo o nosso efetivo à utilização desse armamento, caso seja necessário”, acrescentou Patrícia.

“O armamento novo é para maior segurança dos nossos munícipes. Estamos buscando investir na segurança do município e essa é mais uma das iniciativas no setor”, destacou a prefeita.

A Guarda de Ubatuba é referência em documentação, estatuto, plano de carreira, atendendo às Leis Federais. Além da segurança de prédios públicos, a Guarda Municipal atua na fiscalização de trânsito, cumprimento de leis municipais, rondas escolares e apoio à Polícia Militar.

Entenda a Legislação

*O Programa de Segurança Pública para o Brasil propõe a constituição de um sistema educacional único para todas as polícias estaduais e demais órgãos de Segurança Pública. Neste sentido, a Matriz Curricular Nacional para as Guardas Municipais constitui referência, favorecendo a reflexão unificada sobre as diferentes demandas e contribuindo para a busca de respostas a problemas identificados na formação destes profissionais.

*Regulamentações do Estatuto do Desarmamento – Decreto Nº 5.123, de 2004. Define os pormenores do porte de armas das instituições, dentre elas, a Guarda Municipal.

*Institui normas gerais para as Guardas Municipais – Lei Nº 13022 de 2014. Ratifica as funções da guarda e concede mais algumas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

20º “Caraguá A Gosto” celebra gastronomia e destaca vencedores da edição 2025

A 20ª edição do tradicional festival gastronômico “Caraguá A Gosto” terminou oficialmente na segunda-feira (15)…

7 horas ago

Homem é preso após agredir ex-mulher com fio de celular e ameaçá-la de morte em Ilhabela

Um homem foi preso na noite de domingo (14), após agredir a ex-mulher  usando um…

10 horas ago

Igor Marcondes, de Caraguatatuba, conquista 7º título em duplas no ano e é vice em simples em Cuiabá

O tenista Igor Marcondes, de 28 anos, natural de Caraguatatuba, brilhou mais uma vez no…

20 horas ago

Procurado por roubo em MG é preso após agredir mulher no Porto Novo em Caraguatatuba

Um homem foi preso na tarde deste domingo (14), após agredir uma mulher no bairro…

21 horas ago

Prefeitura de Ilhabela fortalece regulamentação e incentiva uso de táxis e motoristas de aplicativo para melhorar a mobilidade urbana

Com a proximidade do verão e a expectativa de aumento no fluxo de turistas, a…

21 horas ago