Iniciativa também atende norma sobre aperfeiçoamento regular prevista em legislação
A partir do próximo sábado, 07, a Guarda Civil Municipal de Ubatuba (GCM) participará de um curso de aperfeiçoamento referente a leis e atuação no trânsito. As aulas acontecerão sempre aos sábados, das 8h às 18h, com duração prevista para três meses e meio.
Segundo o comandante da Guarda, Almir Rogério Feliciano de Moura, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) determina uma grade curricular para formação com cerca de 900 horas, porém, para requalificação não existe um programa específico, deixando a critério da própria corporação.
“Todas as corporações de Guarda Municipal do Brasil são regidas por Leis Federais, que ditam como deverá ser seu funcionamento e procedimentos que devem ser realizados anualmente ou a cada dois anos. Dentre os anuais obrigatórios, estão a promoção de aprimoramentos técnicos e de procedimentos, bem como atualização jurídica”, acrescentou o comandante.
Ele ainda lembrou que essa espécie de reciclagem obrigatória anual deve ter uma carga horária mínima de 80 horas.
“Aliamos a obrigatoriedade a uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que determina que agentes de trânsito terão de passar por curso obrigatório regulamentado pelo órgão para exercer a função. De acordo com a entidade, a medida é válida para profissionais que executem as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito”, disse.
Como o efetivo da GCM também atua nesta categoria no município, todos participarão da capacitação. Haverá, também, uma aula inaugural, em que está prevista uma palestra que contará com a presença do prefeito Délcio Sato (PSD), de autoridades do município e representantes de Guardas do Vale do Paraíba e Região.
“O curso é uma exigência que precisa ser atendida, entretanto, investir em atualização e requalificação profissional é sempre bom, principalmente, a uma gama de profissionais que contribuem para fazer de Ubatuba uma cidade cada vez melhor”, destacou o prefeito.
Saiba mais
*O Programa de Segurança Pública para o Brasil propõe a constituição de um sistema educacional único para todas as polícias estaduais e demais órgãos de Segurança Pública. Neste sentido, a Matriz Curricular Nacional para as Guardas Municipais constitui referência, favorecendo a reflexão unificada sobre as diferentes demandas e contribuindo para a busca de respostas a problemas identificados na formação destes profissionais.
Na tarde deste sábado (13), durante operação saturação no bairro Golfinho, visando coibir roubos, furtos…
Um motociclista que realizava um serviço delivery de drogas foi interceptado por agentes da GCM…
‘Iniciativa que traz esperança’, diz 1° empresário a cadastrar câmeras no Muralha Paulista O cadastramento…
A partir do dia 19 de setembro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tinga em…
A Prefeitura de São Sebastião prorrogou por mais 30 dias, a partir de 10 de…
No Dia Nacional da Cachaça, comemorado em 13 de setembro, Ilhabela dá um passo importante…