Categories: RegiãoSaúde

Hematologista alerta para importância do diagnóstico precoce da doença

Ínguas no pescoço, virilha e axilas podem ser sintomas do Linfoma

O dia 15 de setembro é dedicado à conscientização sobre o Linfoma, um tipo de câncer do sistema linfático que neste ano deverá acometer quase 15 mil brasileiros, e a importância do diagnóstico precoce da doença.

Segundo a Dra. Leila Pessoa de Melo, Diretora Médica do SHH – Serviço de Hematologia, de São José dos Campos, o aumento progressivo (na ausência de infecção) dos gânglios linfáticos, conhecidos como ínguas, no pescoço, axilas e virilha, perda de peso, febre, sudorese noturna, fraqueza progressiva, aumento do volume do abdome, tosse e dificuldade para respirar podem ser sintomas relacionados ao linfoma.

“É importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais e procurem um hematologista. O diagnóstico precoce pode ser decisivo para o paciente. Quando mais cedo o Linfoma é diagnosticado, maiores são as chances de cura que podem chegar a 90%”, explica a Dra. Leila.

O que é Linfoma?

Segundo a Dra. Leila, o linfoma ocorre quando acontece uma transformação maligna das células que compõem o sistema linfático, responsável pela defesa do nosso organismo contra bactérias, vírus e fungos. “Essas células crescem de forma descontrolada causando aumento (massas ou tumorações) de órgãos que compõem o sistema linfático”, diz.

A doença é dividida em dois grandes grupos: Linfoma não-Hodgkin e Linfoma de Hodgkin. O Linfoma não-Hodgkin, que é mais frequente, tem mais de 40 subtipos e é subdividido em linfomas agressivos (de crescimento rápido) e linfomas indolentes (de crescimento lento).

Já o Linfoma de Hodgkin ocorre geralmente em pessoas com idades entre 20 e 30 anos e após os 50 anos. Os sintomas dos vários tipos de linfoma são semelhantes e o diagnóstico é feito através de biópsia (retirada de um fragmento de tecido acometido). Outros exames como tomografia computadorizada e Pet-CT são realizados para avaliar a extensão da doença.

Tratamento

A confirmação do diagnóstico do Linfoma é feita pelo hematologista após a realização de exames anatomopatológicos e imuno-histoquímicos. O estadiamento é realizado por meio de exames de imagem como tomografia e PET Scan.

O tratamento da doença geralmente ocorre com o auxílio de quimioterapia, sendo em alguns casos associada à radioterapia.

A chance de cura e controle do Linfoma avançou consideravelmente nos últimos anos com a utilização de anticorpos monoclonais associados à quimioterapia. O desenvolvimento e a utilização de drogas-alvo têm aumentado o controle e expectativa de vida desses pacientes.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Ambiental doa mais 33 toneladas de pescados apreendidos em Ubatuba

Flagrante em Ubatuba foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb.…

1 dia ago

Campeonato Municipal de Futebol 3ª divisão e Copa da Criança de Futsal movimentam o final de semana

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com os jogos do Campeonato de Futebol 3ª…

1 dia ago

33ª Festa do Divino Espírito Santo segue até 26 de maio em Caraguatatuba

A 33ª Festa do Divino Espírito Santo da Catedral Diocesana de Caraguatatuba segue até o…

1 dia ago

Defesa Civil de Ilhabela realiza treinamento para incêndios em períodos de estiagem

Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram de um treinamento especial para períodos de estiagem…

1 dia ago

Homem é flagrado com 400 porções de drogas em Ubatuba

Um homem foi flagrado nesta sexta-feira (3/5), por uma equipe da Polícia Militar portando uma…

1 dia ago

Bombeiros disponibilizam curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco O…

2 dias ago