Hora do Mamaço ocorre neste sábado em Ilhabela

Evento visa conscientizar sobre a importância da amamentação, reunindo mães que irão trocar experiências e amamentar seus bebês

 Amamentar é um ato de amor e uma forte ligação entre mamães e bebês. Por isso, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde e do Projeto Minha Mãe e Eu, realizará, neste sábado (24), a partir das 15h, na Praça da Mangueira, no Perequê, a Hora do Mamaço 2019.

O evento visa conscientizar sobre a importância da amamentação, reunindo mães que irão trocar experiências e amamentar seus bebês. “A alimentação saudável começa nas primeiras horas de vida. O leite materno é o melhor e o mais completo alimento para o bebê. Esse evento e todos os outros do programa ‘Minha Mãe e Eu’ estimulam, ainda mais, os cuidados com as crianças”, declarou a prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

“Amamentar é um ato de amor, nutrição, proteção e saúde; é onde nasce e fortalece o vínculo entre mamães e bebês”, diz Antonio Carlos Galanti, coordenador da Atenção Básica de Ilhabela.

A Hora do Mamaço também tem como objetivo incentivar o respeito da sociedade para com a lactante.

Durante o grande ‘mamaço’, haverá vivências da Dança Materna e Pintura de Barriga para grávidas.

Pesquisa

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a amamentação é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência dos recém-nascidos. Se toda criança fosse amamentada desde o nascimento até os dois anos, mais de 800 mil vidas seriam salvas anualmente, estimam as entidades.

A OMS e o Unicef recomendam a amamentação imediata após o nascimento e o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê. Após o primeiro semestre, deve-se incluir alimentos nutritivos como complementação ao leite. Posteriormente, até os dois anos de vida da criança, o leite materno deverá servir como complemento à alimentação.

O levantamento global de amamentação, que avaliou 194 nações, descobriu que apenas 40% das crianças menores de seis meses são amamentadas exclusivamente (sem nada além de leite materno) e apenas 23 países têm taxas de amamentação exclusiva acima de 60%. No Brasil, 39% das mães amamentam seus filhos exclusivamente até os seis meses de vida, segundo o estudo do Unicef e OMS.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Criança sofre ferimentos leves após cair de patinete elétrico em Caraguatatuba

Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…

4 horas ago

Polícia Municipal de São Sebastião prende motorista embriagado

Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…

21 horas ago

Presidente da Câmara estreia ciclo de entrevistas do Jornal Repórter Online Litoral ao vivo nesta segunda-feira (3/11)

O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…

1 dia ago

Governo de SP convoca aprovados no concurso da Cetesb

Com a nova convocação, o número de contratações chega a 284 desde 2024, representando um…

1 dia ago

Defesa Civil inicia simulados de evacuação de áreas de risco pela Vila Sahy

A Defesa Civil de São Sebastião dá início, na próxima quarta-feira (5/11) a uma série…

1 dia ago