Iniciativa reforça compromisso com sustentabilidade e eficiência na gestão pública de saúde
A partir de julho, o Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN) passou a operar com energia proveniente de fonte renovável. A transição para o novo modelo de fornecimento representa uma importante conquista no avanço das práticas sustentáveis da unidade e deve proporcionar uma economia estimada de cerca de 20% nos custos com energia elétrica.
A medida integra o plano de eficiência energética do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), responsável pela gestão da unidade, e já é realidade em outros hospitais da rede, como as unidades de Itanhaém e Caraguatatuba. A meta é expandir esse modelo para todas as unidades sob gestão do Instituto, promovendo economicidade e sustentabilidade em larga escala.
Segundo o diretor executivo do HRLN, Gustavo Cursino, a iniciativa traz ganhos não apenas financeiros, mas também institucionais. “Mais do que a economia direta, essa transição fortalece o compromisso do hospital com a responsabilidade ambiental e o uso consciente dos recursos públicos. É um avanço alinhado aos princípios da gestão moderna e sustentável que adotamos em todas as nossas unidades.”
Para o coordenador de engenharia do HRLN, Gabriel Santana, a mudança representa um marco importante para a infraestrutura da unidade. “A adoção de energia renovável exige planejamento técnico e adequações específicas, mas os benefícios a médio-longo prazo são realmente significativos, tanto em termos de sustentabilidade quanto de redução de custos operacionais.”
A iniciativa também reforça o posicionamento institucional do ISG frente aos desafios contemporâneos da saúde pública, mostrando que é possível aliar excelência assistencial à inovação na gestão de recursos.
Na tarde deste sábado (13), durante operação saturação no bairro Golfinho, visando coibir roubos, furtos…
Um motociclista que realizava um serviço delivery de drogas foi interceptado por agentes da GCM…
‘Iniciativa que traz esperança’, diz 1° empresário a cadastrar câmeras no Muralha Paulista O cadastramento…
A partir do dia 19 de setembro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tinga em…
A Prefeitura de São Sebastião prorrogou por mais 30 dias, a partir de 10 de…
No Dia Nacional da Cachaça, comemorado em 13 de setembro, Ilhabela dá um passo importante…