Categories: DestaquesSaúde

Hospital Regional do Litoral Norte recebe novo equipamento de radioterapia

Importado da Alemanha, o novo equipamento proporciona melhor qualidade de vida aos pacientes.

O Hospital Regional do Litoral Norte adquiriu um novo equipamento de radioterapia capaz de trazer maior conforto e qualidade de vida ao paciente com câncer que faz esse tipo de tratamento. Instalado no Departamento de Radioterapia do setor de Oncologia, o novo equipamento com novo software é o primeiro entregue no Brasil em sua nova versão que funciona totalmente sem fio (wireless).

Dotado de um sistema inovador de controle de qualidade dos tratamentos de Terapia em Arco Volumétrico – VMAT e dos tratamentos de Radioterapia de Intensidade Modulada – IMRT, integrado ao novo equipamento, é capaz de aumentar a precisão do local de aplicação da radiação, fazendo automaticamente todos os ajustes necessários durante a sessão de radioterapia, preservando as células saudáveis de áreas localizadas no entorno do tumor.

“Para o controle de qualidade de nosso Acelerador Elekta Synergy foi implantado o myQA Daily, que consiste em um dispositivo com 125 câmaras de ionização para verificação dos feixes de fótons e elétrons de nosso equipamento, assim permitindo uma verificação diária da qualidade do feixe entregue nos tratamentos de Radioterapia do Hospital Regional do Litoral Norte”, informou o físico médico, Alexandre Rafaldini.

Além disso, é possível realizar protocolos com maior dose de radiação, tornando o tratamento mais rápido e mais preciso que o método convencional, o que significa para o paciente uma redução do tempo de duração nas aplicações diárias e dos números de sessões do tratamento, diminuindo também as chances de efeito colateral, proporcionando maior conforto e qualidade de vida ao paciente com câncer.

De acordo com informações do Departamento de Radioterapia, uma das pacientes do HRLN teve seu tratamento reduzido de 25 sessões convencionais para 5 sessões com a utilização da nova técnica de Terapia em Arco Volumétrico – VMAT.

O equipamento com o software MatriXX Resolution, fabricado e importado pelas empresas Iba e Oxigen Indústria, correspondeu a um investimento de cerca de R$ 1 milhão, e já está sendo usado pelos pacientes que chegam ao HRLN por meio do CROSS.

Para operar o equipamento, foi necessária a realização de um treinamento dos físicos médicos Johan Krauze Schneider, Alexandre Rafaldini, José Carlos Ferraz de Campos e Djalma Gomes, pelo diretor de produtos da Oxigen, Georg Bauer. Também foram treinados o dosimetrista Rafael Campos, os tecnólogos Cleyton Rodrigues, Fernanda Jesus, Juliana Trindade e Pamela da Silva, Lucas Branquinho e parte da equipe da Engenharia Clínica.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Consciência Negra: XXIX Kizomba termina neste sábado com extensa programação artística e cultural

A Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba é palco da XXIX…

20 horas ago

Banhista morre após sofrer mal súbito na praia Preta do Sul, em São Sebastião

Um banhista de 39 anos, morreu após sofrer um mal súbito na tarde desta sexta-feira…

21 horas ago

Resultado histórico: Caraguatatuba chega ao 2° lugar no ranking estadual de Estâncias Turísticas

Caraguatatuba acaba de conquistar um dos resultados mais expressivos da sua história no turismo: a…

22 horas ago

Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF

Prisão foi determinada após o senador Flávio Bolsonaro convocar vigília em frente à casa do…

1 dia ago

Corpo é encontrado boiando no Rio Perequê-Açu, em Ubatuba

A Polícia Civil de Ubatuba investiga um encontro de cadáver na madrugada deste sábado (22),…

1 dia ago

Ilhabela realiza mais uma edição do Festival Esportivo de Futebol para categorias de base neste sábado (22)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promove, neste sábado (22), mais…

2 dias ago