Categories: DestaquesSaúde

HRLN comemora a centésima cirurgia cardíaca

Cem procedimentos com o menor índice de mortalidade comparado à média nacional do SUS

O Hospital Regional do Litoral Norte realizou em fevereiro a centésima cirurgia cardíaca, em um paciente de 55 anos, morador da região. As cirurgias cardíacas são de alta complexidade e envolvem a abertura do peito do paciente para corrigir problemas no coração ou nos vasos sanguíneos. De acordo com o Dr. Leandro Neves Machado, cirurgião cardiovascular do HRLN, a taxa de mortalidade desse tipo de cirurgia realizada no hospital foi 4%, inferior à média nacional do SUS, que é de 6,7%, conforme dados do Ministério da Saúde. ‘‘Esse registro comprova os intensivos cuidados com os procedimentos e equipe qualificada’’, destaca o médico.

Entre os procedimentos realizados pela equipe de cirurgia cardiovascular no hospital estão a cirurgia de revascularização do miocárdio, a troca ou reparo de válvulas cardíacas, a correção de defeitos congênitos, tratamento das doenças da aorta e a implantação de marcapassos. Para a coordenadora da equipe do centro cirúrgico Priscilla R. Cristal da Silva, esse número representa um avanço na qualidade da assistência. ‘‘Realizamos 100 procedimentos sempre com foco na qualidade e segurança do paciente’’.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, responsáveis por cerca de 30% dos óbitos registrados anualmente, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Logo a realização de cirurgias cardíacas pode melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida dos pacientes que apresentam quadros graves ou refratários ao tratamento clínico. Segundo Dr. Marcelo Lacerda, diretor técnico da unidade, médico cardiologista, ‘‘Esse serviço é de extrema importância para a região, 80% dos atendimentos são pacientes moradores do Litoral Norte que teriam que buscar tratamento em outra cidade, a oferta desse serviço considerado de alta complexidade beneficiou a todos’’.

 ‘‘É muito gratificante checar nessa marca de cem procedimentos cirúrgicos, isso mostra a mobilização de uma grande equipe que trabalha comprometida em prestar uma assistência de qualidade’’, finaliza Sandra Marcondes, diretora operacional do Hospital.

O HRLN é uma unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), e conta com uma equipe cirúrgica especializada, composta por cirurgiões cardíacos, anestesistas, perfusionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além disso, dispõe de uma estrutura moderna, com centro cirúrgico equipado, unidade de terapia intensiva (UTI) e unidade coronariana.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Consciência Negra: XXIX Kizomba termina neste sábado com extensa programação artística e cultural

A Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba é palco da XXIX…

22 horas ago

Banhista morre após sofrer mal súbito na praia Preta do Sul, em São Sebastião

Um banhista de 39 anos, morreu após sofrer um mal súbito na tarde desta sexta-feira…

23 horas ago

Resultado histórico: Caraguatatuba chega ao 2° lugar no ranking estadual de Estâncias Turísticas

Caraguatatuba acaba de conquistar um dos resultados mais expressivos da sua história no turismo: a…

24 horas ago

Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF

Prisão foi determinada após o senador Flávio Bolsonaro convocar vigília em frente à casa do…

1 dia ago

Corpo é encontrado boiando no Rio Perequê-Açu, em Ubatuba

A Polícia Civil de Ubatuba investiga um encontro de cadáver na madrugada deste sábado (22),…

1 dia ago

Ilhabela realiza mais uma edição do Festival Esportivo de Futebol para categorias de base neste sábado (22)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promove, neste sábado (22), mais…

2 dias ago