Categories: CidadesIlhabela

Ilhabela alerta para cuidados com animais de estimação em meio à onda de calor

Com a onda de calor que assola boa parte do país nessa semana é preciso ter cuidado com a hidratação adequada e se manter longe do sol nos períodos mais quentes do dia. Com os animais de estimação não é diferente, mas a atenção deve ser redobrada para perceber os sinais de calor excessivo e desidratação nos pets, já que na maioria das vezes eles não costumam reclamar da temperatura.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a onda de calor deve durar até sexta-feira (17) com elevação de 5°C acima da média, o que pode ser um risco. Os animais expostos ao calor por longos períodos podem desenvolver exaustão, com sintomas como respiração ofegante, salivação excessiva, fraqueza, vômitos, tremores, diarreia e perda da consciência.

Por isso, a dica é oferecer constantemente água para o seu animal e evitar os horários de maior calor para passear. Além da temperatura elevada, nos horários mais quentes os pets também podem desenvolver queimaduras na pele e nas patas por andar sem proteção no asfalto e solos quentes.

De acordo com a veterinária do Centro de Referência Animal de Ilhabela (CRA), Nathalie Vecchio, alguns animais precisam de mais atenção por sua própria característica genética.  Mas, seja qual for a raça, em qualquer caso de dúvida ou sintoma estranho o tutor deve procurar imediatamente um veterinário.

“Se com o aumento da temperatura já nos sentimos mal e com dificuldade respiratória, que dirão os animais. Os cães e gatos de focinho encurtado, chamados de braquiocefálicos, e os idosos são os que mais sofrem com a dificuldade respiratória, pois a troca de calor se dá, principalmente, pela boca. Braquiocefálicos têm a boca curta, por isso a respiração fica prejudicada”, alerta.

Confira as dicas da veterinária para proteger seu animal do calor:

– Mantenha a água sempre fresca ou gelada, fazendo a troca três vezes ao dia. Se estiver no trabalho, faça uma pedra grande de gelo e deixe dentro da vasilha para ela manter a água fresca.

– Faça sorvetinhos com patês prontos para refrescá-los e fazer um agrado.

-Evite os horários de calor para passeio e certifique-se que o solo não está quente e não irá queimar as almofadinhas das patinhas (coxins).

– Procure locais protegidos do sol e lembre-se que a casinha pode virar um verdadeiro forno quando exposta às altas temperaturas.

– Animais presos às correntes, além de ser proibido, podem sofrer queimaduras de 3º grau pela exposição ao sol e pelo calor da corrente.

– Não deixe seu animal preso dentro de carros ou ambientes pequenos e fechados.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Caminhão tomba na serra de Maresias e carros batem de frente no Contorno Sul da Tamoios

Dois acidentes graves foram registrados neste início de noite (16/12), durante chuva forte que atinge o…

58 minutos ago

Dois suspeitos morrem após confronto com a GCM em Caraguatatuba

Suspeitos de tentativa de homicídio teriam atirado contra agentes durante abordagem Dois homens morreram após…

3 horas ago

Cerca de 40 jovens participam de audição para Escola de Bailados de Caraguatatuba

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) realizou no último sábado (13/12), na sala…

6 horas ago

Ex-prefeito de Caraguatatuba comenta rejeição de contas de 2023 pelo Tribunal de Contas de São Paulo

O ex-prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PL), se pronunciou na manhã desta segunda-feira (15), na…

15 horas ago

Contorno Sul terá desvio no tráfego para travessia de vigas na obra de acesso ao Porto de São Sebastião

Em virtude da obra do novo acesso ao Porto de São Sebastião, haverá desvio de…

16 horas ago

Pacientes do HRLN transformam vivências em arte na exposição do Projeto “Cores da Vida”

Mostra celebra os 25 anos do ISG e inaugura série anual de ações em unidades…

16 horas ago