Categories: CidadesIlhabela

Ilhabela alerta para cuidados com animais de estimação em meio à onda de calor

Com a onda de calor que assola boa parte do país nessa semana é preciso ter cuidado com a hidratação adequada e se manter longe do sol nos períodos mais quentes do dia. Com os animais de estimação não é diferente, mas a atenção deve ser redobrada para perceber os sinais de calor excessivo e desidratação nos pets, já que na maioria das vezes eles não costumam reclamar da temperatura.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a onda de calor deve durar até sexta-feira (17) com elevação de 5°C acima da média, o que pode ser um risco. Os animais expostos ao calor por longos períodos podem desenvolver exaustão, com sintomas como respiração ofegante, salivação excessiva, fraqueza, vômitos, tremores, diarreia e perda da consciência.

Por isso, a dica é oferecer constantemente água para o seu animal e evitar os horários de maior calor para passear. Além da temperatura elevada, nos horários mais quentes os pets também podem desenvolver queimaduras na pele e nas patas por andar sem proteção no asfalto e solos quentes.

De acordo com a veterinária do Centro de Referência Animal de Ilhabela (CRA), Nathalie Vecchio, alguns animais precisam de mais atenção por sua própria característica genética.  Mas, seja qual for a raça, em qualquer caso de dúvida ou sintoma estranho o tutor deve procurar imediatamente um veterinário.

“Se com o aumento da temperatura já nos sentimos mal e com dificuldade respiratória, que dirão os animais. Os cães e gatos de focinho encurtado, chamados de braquiocefálicos, e os idosos são os que mais sofrem com a dificuldade respiratória, pois a troca de calor se dá, principalmente, pela boca. Braquiocefálicos têm a boca curta, por isso a respiração fica prejudicada”, alerta.

Confira as dicas da veterinária para proteger seu animal do calor:

– Mantenha a água sempre fresca ou gelada, fazendo a troca três vezes ao dia. Se estiver no trabalho, faça uma pedra grande de gelo e deixe dentro da vasilha para ela manter a água fresca.

– Faça sorvetinhos com patês prontos para refrescá-los e fazer um agrado.

-Evite os horários de calor para passeio e certifique-se que o solo não está quente e não irá queimar as almofadinhas das patinhas (coxins).

– Procure locais protegidos do sol e lembre-se que a casinha pode virar um verdadeiro forno quando exposta às altas temperaturas.

– Animais presos às correntes, além de ser proibido, podem sofrer queimaduras de 3º grau pela exposição ao sol e pelo calor da corrente.

– Não deixe seu animal preso dentro de carros ou ambientes pequenos e fechados.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

30º Festival do Camarão ganha programação especial no Mercado do Peixe com pratos especiais e música ao vivo

Nesta sexta-feira (1º) começa a edição especial do 30º Festival do Camarão, um dos eventos…

6 minutos ago

Caraguatatuba recebe etapa do KSeries Sprint de Triathlon neste domingo

A cidade de Caraguatatuba recebe neste domingo (3), a partir das 7h, uma das etapas…

9 minutos ago

Banco de Alimentos de Caraguatatuba dobra doações e distribui mais de 1,6 tonelada a entidades sociais

O Banco de Alimentos de Caraguatatuba, equipamento da Secretaria de Assistência Social, comemora a arrecadação…

16 minutos ago

Fluminense vai renovar contrato de John Kennedy

De volta ao clube após atuar no México, atacante tem vínculo até o fim de…

38 minutos ago

Fundo com Felipe Massa e Djokovic compra Le Mans FC, da França

Gestora do Coritiba, que lidera a Série B do Brasileiro, a OutField foi anunciada como…

2 horas ago

RSS Feed Generator, Create RSS feeds from URL

RSS Feed IntegrationsMake your RSS feed work better by integrating with your favorite platforms. Save…

2 horas ago