Categories: CidadesGeralIlhabela

Ilhabela Bird Week segue até domingo e foca na formatação de novos produtos e valorização do patrimônio ambiental

A Prefeitura realiza até o próximo domingo (24/10) o Ilhabela Bird Week, destacando mais um seguimento do turismo com a gestão e a valorização do seu patrimônio ambiental. A abertura foi realizada na quarta-feira (20) na Fazenda Engenho D’Água.

A abertura do evento contou com a participação de autoridades locais e amantes do Birdwatching e foi transmitido ao vivo pelo Youtube.

“O turismo é a pasta da transversalidade, temos que diversificar os nossos produtos, porque Ilhabela é muito mais do que sol e praia, muito mais que o turismo de aventura e ecoturismo. Esperamos que esse evento contribua para agregar conhecimento tanto para os profissionais que já atuam na observação de pássaros e também para os que trabalham em outros segmentos, que seja útil para troca de informações e experiências entre os participantes e que possa estimular a viabilização de negócios e a formatação de novos produtos para observação de aves. Além disso, que seja uma forma de consolidar Ilhabela nesse mundo fascinante da observação de aves”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite.

Fotos: Paulo Stefani

Para o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, o evento também contribui para a preservação do arquipélago. “O Ilhabela Bird Week leva as pessoas a conhecerem e terem conhecimento da importância da preservação do Meio Ambiente e das aves. Nós, seres humanos protegemos e preservamos o que conhecemos. Esse evento faz parte de uma atividade lúdica e de conservação ambiental, para ser contemplado pelas próximas gerações”.

A secretária de Educação, Lídia Sarmento, também participou do evento e destacou que quando os alunos do município são envolvidos em atividades de Educação Ambiental acabam sendo multiplicadores do conhecimento. “Fico feliz em ver que o símbolo desse evento é o papagaio moleiro, tivemos há alguns anos um concurso cultural, que envolveu toda a rede municipal de ensino com desenhos para definir a ave símbolo de Ilhabela e o papagaio moleiro foi o grande vencedor”.

Após a cerimônia de abertura, o evento seguiu com programação: Mulheres e Observação de Aves com Kacau Oliveira, Lili Fialho, Vilma de Oliveira, Silvana Davino, Luciane Leite – Milena Corbo, Aline Alegria – painel;
Panorama da Avifauna do Arquipélago de Ilhabela com Patrick Pina – palestra; e Mata Atlântica, Aves e Árvores Jovani Monteiro – palestra.

Ilhabela atrai os amantes da observação de pássaros por diversos motivos encanta a todos com mais de 40 praias paradisíacas, rica flora que abriga árvores centenárias e espécies raras em sua fauna diversificada, além de belas cachoeiras.

A cidade possui 85% de área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, que é considerado Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO e área Importante para a Conservação das Aves, pela Birdlife International. O arquipélago abriga as 10 maiores montanhas insulares do país, com picos que passam de 1.300 metros de altitude, cobertos pela exuberante Mata Atlântica, além de área de mangue e extensa faixa costeira. Tais características do relevo proporcionam a ocorrência de rica avifauna, com mais de 390 espécies, entre elas o Papagaio-moleiro (Amazona farinosa), eleito a Ave Símbolo de Ilhabela, o Araçari-poca (Selenidera maculirostris), espécies raras como a Jacutinga (Aburria jacutinga), Macuco (Tinamus solitarius), Coruja-preta (Strix huhula), Saíra-sapucaia (Tangara peruviana), Gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) e aves marinhas, entre elas o Trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea), Maçarico-de-sobre-branco (Calidris fuscicollis) e Albatrozes, nos meses mais frios.

Com tamanho potencial não é à toa que estamos o Ilhabela Bird Week 2021. Este evento é uma realização da Prefeitura de Ilhabela, executado pela Conteúdo Brasil feiras e eventos.

Confira a programação completa em https://linktr.ee/ilhabela_bird_week.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

20 horas ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

20 horas ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

20 horas ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

2 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

2 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

2 dias ago