Ilhabela é a única cidade do Litoral Norte a manter o mesmo número de casos confirmados de coronavírus desde o dia 10

Número confirma que a restrição na balsa tem contribuído na contenção da entrada do vírus no município

Ilhabela foi a única cidade do Litoral Norte que no período 10 a 17 de abril, não apresentou crescimento do número de casos confirmados de coronavírus, mantendo-se com 3 no total. Na região, o crescimento dos casos confirmados triplicou, subiram de 7 para 35. A cidade decretou restrição no acesso à balsa desde o dia 20 de março.

Os números foram extraídos dos boletins fornecidos diariamente pelas prefeituras de três cidades, que revelam o crescimento dos casos em todas elas. Em São Sebastião, os casos confirmados cresceram 150%, passaram de 6 a 15. Em Caraguatatuba, o crescimento foi de 112,5%, um salto de 8 a 17. Em Ubatuba, a prefeitura divulgou, no dia 12, o registro do primeiro caso confirmado.

Já neste dia 18 de abril, segundo boletim da prefeitura da cidade, existem 7 casos confirmados de Covid-19 no município. Ilhabela, além de não ter apresentado crescimento no número de casos confirmados, também foi o município que mais testou casos suspeitos e todos com sintomas, inclusive os parentes dos confirmados. De acordo com o boletim divulgado neste domingo, o arquipélago realizou 211 coletas para exames de Covid-19, sendo que 199 foram descartados e há 9 aguardando resultado.

Restrição
Ilhabela tem dado atenção especial ao controle de acesso à travessia para evitar o acesso de não moradores, desde o anúncio de quarentena determinada em decreto, que estabeleceu, a partir do dia 21 de março, a necessidade de solicitação de autorização de entrada no município, pelo site travessia.ilhabela.sp.gov.br.  De acordo com decreto municipal da prefeita Maria das Graças Ferreira Santos Souza, a Gracinha, pessoas que não residam na cidade ou não realizem serviços essenciais, como saúde, segurança, entre outros, estão proibidas de entrar na cidade. A prefeita Gracinha reforçou a medida. “Estamos tomando as medidas necessárias para proteger a nossa população. Decretamos Estado de
Calamidade na mesma data e seguimos a quarentena do Governo Estadual”.

A secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, falou do resultado positivo da iniciativa do arquipélago, mas reforçou a importância da compreensão de todos, tanto moradores como turistas. “A restrição na travessia é uma medida dura e polêmica. Não queremos prejudicar moradores e veranistas. Mas boa parte ainda não compreendeu que o combate à proliferação do vírus depende muito de permanecermos o máximo em isolamento”. O secretário de Saúde, Gustavo Barboni, atribui os números às medidas de restrição. “Com a restrição, conseguimos interferir na propagação do vírus, na cidade. Sair e entrar no município representa um risco muito grande. A população precisa continuar entendendo que a quarentena e essa restrição são de extrema importância para todos. Pedimos que os turistas também entendam esse momento e fiquem em casa”.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

PFL 8: Imagens fortes! Lutador fica com

Sarek Shields acerta duro golpe no rosto de Nick Meck, que fica com uma enorme…

35 minutos ago

Vitinho pede mais tempo para decidir sobre futuro, e Fluminense desiste de contratação

Do lado do Fluminense, o foco passa a ser outras opções para o ataque. Os…

2 horas ago

Torcedor joga sal grosso em estádio de lanterna da Série B

A ideia partiu do auxiliar de enfermagem aposentado Nilson de Castro, de 62 anos, que…

3 horas ago

NFL: Micah Parsons pede para sair dos Cowboys:

Estrela da defesa do Dallas critica publicamente alta cúpula da franquia após meses de fracasso…

4 horas ago

D'Ale comenta situação financeira do Inter e desabafa

Ex-meia acredita que é perseguido por alguns jornalistas, mas evitou nominá-los Source link

5 horas ago

Estado entrega catamarã modernizado para travessia, e vice-prefeito de São Sebastião reforça pedido por novas baias de estacionamento

A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, esteve em São…

5 horas ago