A temporada 2021/2022 de navios de cruzeiro em Ilhabela se encerrará no dia 10 de abril, até lá cerca de 30 mil pessoas terão visitado a cidade durante as 14 escalas, injetando cerca de R$ 10 milhões na economia através da compra de souvenires, artesanatos, roupas, consumo em restaurantes, bares, cafés, quiosques e em passeios turísticos.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, comemora a retomada dos cruzeiros marítimos em Ilhabela. “A pandemia representou um grande desafio para o setor, que teve menor número de navios visitando o Brasil e ainda uma paralisação solicitada pela Anvisa nos meses de janeiro e fevereiro, retomando a navegação somente em março. Mesmo assim, devemos comemorar os resultados, porque são fruto de muito trabalho e superação. Nossa economia foi beneficiada com os cruzeiros, gerando mais empregos e renda”.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Luciane Leite, os navios são sempre muito bem-vindos. “Além de movimentar nossa economia, são uma forma de promover nosso destino tanto para turistas brasileiros quanto estrangeiros. Diferentes agências e operadoras comercializam este produto pelo mundo e oferecem capacitações aos agentes de viagem sobre os destinos onde os navios fazem escalas. Este ano tivemos até casamento na ilha com noivos e convidados que estavam a bordo de um cruzeiro. De fato, são muitas oportunidades e benefícios para o turismo local”.
Segundo o Presidente do Conselho do Turismo (COMTUR), Ricardo Cretella, mesmo com a redução de escalas e de ocupação nos navios, a temporada teve saldo positivo e contribuirá com o retorno desses visitantes. “Em uma oportunidade futura, esses turistas que fizeram uma visita rápida, voltam para se hospedar em Ilhabela, além de novamente girar a economia consumindo em todo o município”, afirmou.
Nesta temporada, quatro navios de cruzeiro estiveram em Ilhabela, o MSC Splendida, MSC Preziosa, Costa Fascinosa e Costa Diadema, este último o maior navio da Costa Cruzeiros a vir para o Brasil e que fez sua primeira parada na ilha, o chamado “first call”. Já pensando na próxima temporada, Ilhabela participará da Seatrade Cruise Global em abril, a feira mais importante do mercado de cruzeiros, a fim de apresentar o destino e conquistar mais escalas para a cidade.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre 100 vagas para agendar avaliação…
João Lucas fez uma avaliação sobre fatos recentes de sua carreira, incluindo as polêmicas, com…
Um reforço de R$ 200 milhões para acelerar a fila de cirurgias eletivas por meio…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na noite desta sexta-feira (1º), em uma…
Dois times tricolores estarão frente a frente neste sábado (2) pela 17ª rodada do Campeonato…
Pedido de instalação da placa de identificação veicular passa a ser feito antecipadamente ao órgão…