A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACEI), promove a 30ª edição do Festival do Camarão, um dos eventos mais tradicionais e aguardados do calendário turístico e gastronômico da cidade. Em 2025, a programação especial será realizada de 1º de agosto a 8 de setembro nos restaurantes participantes, e de 14 a 31 de agosto, de quinta a domingo, no consagrado Boteco do Camarão, que voltará à Praça das Bandeiras, no centro histórico da Vila, por determinação do prefeito Toninho Colucci.
Realizado em pleno período de baixa temporada, o festival se tornou um importante motor de desenvolvimento econômico, reforçando a vocação turística e cultural do município. A edição comemorativa de 30 anos contará com pratos inéditos, aulas-show com chefs renomados, espaço para produtores locais, atividades culturais e música ambiente, proporcionando uma verdadeira imersão na cultura caiçara. O cardápio e a lista completa de restaurantes participantes podem ser consultados na página oficial do evento.
“O Festival do Camarão é uma vitrine do que Ilhabela tem de melhor: nossa culinária, nosso povo e nosso potencial turístico. Trabalhamos para que eventos como esse gerem emprego, renda e mantenham nossa cidade viva o ano todo. E, neste ano, faço questão de retomar o Boteco do Camarão para o coração da Vila, na Praça das Bandeiras, resgatando a essência do festival e aproximando ainda mais a população”, afirmou o prefeito Toninho Colucci.
Entre os pratos confirmados estão o risoto de camarão com manga, pad thai de camarão, acarajé com vatapá e camarões, massas artesanais, croquetes, pizzas, hambúrgueres e outras receitas criativas que têm o crustáceo como protagonista.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, o evento é uma ferramenta estratégica. “É uma forma de atrair turistas mesmo fora da temporada de verão. Ele aquece o comércio, gera empregos e fortalece a imagem de Ilhabela como destino gastronômico e cultural”.
Já a presidente da ACEI, Helô Lacerda Franco, reforça que esta será a maior edição da história. “Além da volta à Praça das Bandeiras, pela qual agradecemos imensamente o prefeito Toninho Colucci, teremos muitas novidades, com foco na valorização da nossa cultura, na qualidade dos pratos e no fortalecimento do setor comercial local”.
Com mais de três décadas de história, o Festival do Camarão é hoje uma referência entre os eventos do Litoral Norte, e reafirma o compromisso da Prefeitura de Ilhabela com a valorização das tradições, o fomento à economia local e a promoção do turismo de forma sustentável.
Na tarde deste sábado (13), durante operação saturação no bairro Golfinho, visando coibir roubos, furtos…
Um motociclista que realizava um serviço delivery de drogas foi interceptado por agentes da GCM…
‘Iniciativa que traz esperança’, diz 1° empresário a cadastrar câmeras no Muralha Paulista O cadastramento…
A partir do dia 19 de setembro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tinga em…
A Prefeitura de São Sebastião prorrogou por mais 30 dias, a partir de 10 de…
No Dia Nacional da Cachaça, comemorado em 13 de setembro, Ilhabela dá um passo importante…