O teste é bimestral e apresenta evolução dos estudantes da rede municipal
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realiza nesta quinta-feira (25), a aplicação do simulado do 4º bimestre para os alunos do 5º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental I.
Os simulados são aplicados bimestralmente para os alunos de 5º e 9º ano e semestralmente para os alunos de 7º ano. “Temos um grande objetivo: o de transformar Ilhabela em uma cidade mais educadora. As ações e os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Educação contribuem para atingirmos a nossa meta com qualidade no ensino municipal”, declarou o prefeito Márcio Tenório.
São muitas as estratégias utilizadas pela pasta para melhorar a qualidade do ensino municipal. “Estamos investindo na capacitação e qualificação dos nossos professores, que se sentem mais valorizados. Com isso, tendem a mostrar um melhor rendimento em sala de aula, refletindo diretamente na aprendizagem dos nossos alunos, que são os mais beneficiados. Atribuímos uma grande parcela do resultado positivo do Ideb a esse programa de qualificação”, explicou a secretária de Educação, Yeda Lopes.
A aplicação do simulado surgiu dentro da proposta estratégica das ações para o bom rendimento dos alunos na Prova Brasil, por exemplo. “Com os simulados podemos detectar as habilidades que os estudantes já atingiram e trabalhar com ênfase nas dificuldades que ainda não foram superadas. Os resultados norteiam a Secretaria de Educação para aprimorar os métodos e, assim, melhorar a qualidade do ensino”, ressaltou Lopes.
Segundo o coordenador pedagógico, Thiago Favoreto Azevedo, o simulado é um componente importante do planejamento. “O primeiro simulado do ano é o de diagnóstico. A partir do resultado dele, analisamos e montamos planos de ações, como a formação com os professores em cima dos conteúdos que os alunos têm mais dificuldades, e dos que os docentes têm dificuldade de ensinar”.
Cada simulado é composto por 44 questões baseadas nos descritores de Matemática e Língua Portuguesa. “Em Matemática os descritores são agrupados em quatro eixos: Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Números e operações / Álgebra e funções; e tratamento da informação. Já em Língua Portuguesa, são agrupados em quatro tópicos: Procedimentos de leitura; Implicações do suporte do gênero e/ou enunciador na compreensão do texto; Relação entre Textos; Coerência e Coesão no processamento do Texto” finalizou Azevedo.
Segundo o coordenador pedagógico, Luiz Gustavo Mubarack, “é importante ressaltar ser essa apenas uma das frentes de trabalho em que a coordenação de língua portuguesa e matemática atuam e apenas uma das diversas ferramentas que podem ser utilizadas pelo professor em sua prática docente”.
Neste ano, os estudantes tiveram como média em Matemática: 4,6 no 1º bimestre; 6,3 no 2º bimestre e 7,1 no 3º bimestre. A média em Língua Portuguesa foi de: 4,5 no 1º bimestre; 6,1 no 2º bimestre e 6,5 no 3º bimestre.
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