Ilhabela terá Centro de Operações Integradas

COI terá 38 câmeras, distribuídas de Norte a Sul da cidade

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, assinou, recentemente, a Ordem de Serviço (OS), que implanta o Centro de Operações Integradas (COI). O sistema contará com 38 câmeras, sendo 30 no formato speed dome, e oito OCR’s.

Com a ação, Ilhabela será o primeiro município do Litoral Norte a implantar o sistema de reconhecimento facial.

As câmeras speed dome tem a capacidade de girar em 360 graus. Já as câmeras OCR’s possibilitam a leitura de placas de veículos e serão conectadas ao sistema Detecta, da Polícia Militar do Governo do Estado de São Paulo, que identifica a entrada de carros roubados e furtados na cidade.

O COI permitirá o reconhecimento facial, facilitando a identificação do foragido da justiça. O sistema também permitirá a integração com câmeras da Dersa Desenvolvimento Rodoviário S/A (responsável pelo sistema de travessia), Vizinhança Solidária (PM) e com todo o sistema de monitoramento da vizinha São Sebastião.

O diretor do departamento especial de Segurança Pública, Reginaldo Pereira, destacou que o arquipélago estará ainda mais seguro para moradores e visitantes. “A sensação de segurança será ampliada e permitirá a redução dos baixos índices de criminalidade, além de permitir celeridade na resolução de crimes que por ventura ocorram”, falou.

“No último ano, durante todas reuniões do Conseg, a sociedade civil deixou clara a urgência e necessidade deste procedimento, pois apesar do excelente trabalho conjunto das Polícias Militar e Civil, a inteligência é fundamental para combater o crime”, ressaltou o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Ilhabela, Leopoldo Pedalini.

O tenente da PM, Adriano Diniz, destacou a importância do COI. “Será dado mais um gigantesco salto de qualidade da segurança. Agora, a cidade contará com uma estrutura de câmeras de monitoramento espalhadas nos pontos mais sensíveis do município, que possibilitará acompanhar tudo o que acontece em nossas ruas, ajudando da identificação de criminosos e servindo também preventivamente”.

Já o prefeito, Márcio Tenório, lembrou esse e outros investimentos na área da segurança. “Com a implantação desse sistema, nossa cidade será referência em segurança. Essa iniciativa é mais um investimento de nossa gestão, que também possibilitou a chegada de 15 bombeiros e 79 policiais para a Operação Verão, a criação do Departamento Especial de Segurança Pública, o novo prédio do Corpo de Bombeiros e Samu, na Barra Velha, a reforma do Samu do Engenho D’Água, a entrega de quatro viaturas e oito bicicletas para a PM e outros”, finalizou.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Governo Municipal altera cronograma de entrega de medicamentos de alto custo nas UBS

Houve alteração nas datas de entrega dos processos de medicamentos de alto custo nas Unidades…

11 horas ago

Ação integrada entre cidades resulta na prisão de dupla por estelionato com apoio do SmartSãoSeba

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Polícia Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança…

11 horas ago

Morador de Caraguá morre após ser atropelado na Rodovia dos Tamoios

A Polícia Civil registrou na madrugada desta segunda-feira (17), a morte de um homem de…

18 horas ago

Patinetes elétricos são abandonados na Avenida Anchieta em Caraguatatuba

Cerca de 7 aparelhos bloqueavam a rua na madrugada desta segunda-feira (17). Imagens de câmeras…

23 horas ago