A Aldeia Guarani Rio Silveira, em Boraceia, Costa Sul de São Sebastião, recebeu a visita de profissionais do Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e projeto Saúde do Saber, para realização de testes para detecção da Covid-19, nesta segunda-feira (13).
Nesta ação, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU) da Prefeitura de São Sebastião, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), foram realizados testes rápidos sorológicos do tipo lgM/lgG, que identificam se a pessoa já teve contato com o coronavírus.
Para aqueles que apresentavam sintomas ou tiveram contato com pacientes confirmados para coronavírus o exame aplicado foi o de RT-PCR, que aponta a presença do material genético (RNA) do vírus. Ao todo, foram realizados 372 testes rápidos, sendo sete positivados, além disso, foram coletadas 21 amostras para investigação médica de PCR.
Atualmente, a aldeia conta com 430 índios cadastrados na Funai, sendo 90 famílias distribuídas em 120 ocas. O objetivo da iniciativa é avaliar estes grupos que são considerados vulneráveis por meio de testes rápidos e, desse modo, tomar as medidas necessárias para barrar a disseminação do vírus.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre 100 vagas para agendar avaliação…
João Lucas fez uma avaliação sobre fatos recentes de sua carreira, incluindo as polêmicas, com…
Um reforço de R$ 200 milhões para acelerar a fila de cirurgias eletivas por meio…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na noite desta sexta-feira (1º), em uma…
Dois times tricolores estarão frente a frente neste sábado (2) pela 17ª rodada do Campeonato…
Pedido de instalação da placa de identificação veicular passa a ser feito antecipadamente ao órgão…