Instituto Argonauta realiza soltura de ave marinha em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo

A ave foi resgatada no dia 23 de março em Caraguatatuba/SP e recebeu cuidados especiais durante 15 dias na base de estabilização do Argonauta em São Sebastião

Instituto Argonauta realizou no último sábado, dia 11 de abril, a soltura de um Atobá-marrom macho (Sula leucogaster) na Praia Grande de São Sebastião, litoral norte paulista. O animal foi resgatado no dia 23 de março, pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, na Praia do Romance em Caraguatatuba – região do Porto Novo – e passou por cuidados especiais durante 15 dias antes de ser devolvido para seu habitat natural.

De acordo com os profissionais do Instituto, o animal foi encontrado com dificuldades para voar. Muito debilitado, estava caquético, apresentava sinais de desidratação e excesso de areia em suas penas. Apesar disso, estava em estado de alerta.

Antes da soltura, o animal passou por tratamento na Unidade de Estabilização de São Sebastião durante 15 dias, até se alimentar sozinho e conseguir alcançar voos. Foram realizados exames pré-soltura, cujo resultados apresentados estavam de acordo com os valores normais da espécie.

Atobás-marrons são comuns na costa brasileira, principalmente na região sudeste, onde, aqui na região se reproduzem no Arquipélago de Alcatrazes. Capturam suas presas mediante mergulhos rasos e vivem cerca de 25 anos, atingindo maturidade sexual em torno de três anos. Sua envergadura chega a 1,55m e sua altura 85 cm. Pesa em torno de 1,5kg.

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada pela diretoria do Aquário de Ubatuba e que atua em todo litoral norte de São Paulo com projetos de resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, além de ser uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.

Seja um Argonauta!

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-6423341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12)3833-4863 / (12) 3834-1382 (Aquário de Ubatuba) / (12) 38335753 / (12) 99705-6506 – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região.

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org e www.facebook.com/InstitutoArgonauta/

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Entenda como foi o acidente que tirou a vida de piloto de Asa-Delta em Caraguatatuba

Um turista de 54 anos morreu após cair com uma asa-delta de uma altura de…

18 horas ago

Grupo Orbenk abre vagas para Caraguatatuba

As vagas disponíveis vão desde as áreas de limpeza profissional, segurança patrimonial, serviços de apoio,…

19 horas ago

Caraguatatuba oferece 111 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 111 oportunidades de emprego…

19 horas ago

Motociclista fica ferida após acidente na SP-55 no trecho de Caraguatatuba

Uma mulher de 21 anos, ficou ferida na manhã desta segunda-feira (14), após acidente de…

20 horas ago

Piloto de asa delta morre ao cair de altura de 40 metros após saltar do Morro de Santo Antônio

Um homem de 54 anos morreu após cair com uma asa delta de uma altura…

1 dia ago

Atletas de Caraguatatuba fazem final de etapa do mundial de beach tennis em Portugal

Os atletas de beach tennis de Caraguatatuba, Milton Diniz e Felipe Lopes, se enfrentaram na…

2 dias ago