Instituto Verdescola abre vagas para cursos gratuitos de zeladoria e empreendedorismo

Em parceria com o Senac, as formações profissionalizantes começam no dia 17 de abril.
Inscrições podem ser feitas até a sexta-feira (31)

A taxa de desemprego no Brasil alcançou 8,4% no primeiro trimestre de 2023. São 9 milhões de brasileiros em busca de emprego e uma das principais causas é a falta de qualificação profissional. Pensando nisso, o Instituto Verdescola, além da dedicação às crianças e adolescentes, dispõe de cursos profissionalizantes gratuitos para que jovens e adultos possam se aprimorar em uma carreira ou conseguir o primeiro emprego.

A fim de fomentar o desenvolvimento socioeconômico na região, o Instituto Verdescola promove diversos cursos de qualificação profissional ao longo do ano com diferentes parceiros. Em abril, iniciam as turmas dos cursos de Zelador e Empreendedor em Pequeno Negócios, ambos em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). As inscrições vão de 29 a 31 de março.

Para a formação de Zelador, ministrado de 17 de abril a 27 de junho, os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos e ensino fundamental completo. As aulas acontecem das 18h30 às 22h de segunda a sexta-feira e os alunos aprendem a zelar pela conservação e manutenção de condomínios e acompanhar as atividades de segurança pessoal e patrimonial de complexos residenciais.

Já o curso de Empreendedor em Pequenos Negócios será ministrado de 17 de abril a 28 de junho e aceita candidatos de, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas compreendem o planejamento de abertura de um pequeno negócio, a operacionalização de produtos e serviços, controle de recursos financeiros e o Projeto Integrador Empreendedor em Pequenos Negócios.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas presencialmente, na secretaria do Instituto Verdescola.

Para Maria Antonia Civita, fundadora do Instituto Verdescola, o conhecimento é a ferramenta que deve acompanhar todas as faixas etárias. “Não se deve colocar limites para o conhecimento. A todo momento, a qualquer idade, podemos aprender. É a educação que transforma vidas e gera oportunidades sociais, econômicas e culturais”.

Serviço:

Cursos gratuitos de Zeladoria e Empreendedorismo

Inscrições: até 31/03/2023

Local: secretaria do Instituto Verdescola

Endereço: Avenida Margina, 44, Vila Sahy, São Sebastião

Curso de Zeladoria – a partir de 18 anos, aulas de 17 de abril a 27 de junho

Curso de Empreendedorismo em Pequenas Empresas – a partir de 16 anos, aulas de 17 de abril a 28 de junho

Fotos: Divulgação

Transformando o futuro

 Fazer um curso profissionalizante foi a escolha de Larissa Vitória Nascimento dos Santos, de 24 anos, que já trabalhava com a venda de doces e salgados quando decidiu participar do curso de Cozinha Empreendedora, em 2022,  do programa (Re)conquista, com apoio do Instituto Phi, Banco da Providência e Stone. Antes do curso, ela revendia salgados que comprava de outra pessoa e acabava gastando mais. “No curso eu aprendi e agora eu faço por minha conta própria e economizo”, explicou.

Apesar de nova, Larissa tem um extenso currículo de cursos relacionados à gastronomia concluídos no Instituto Verdescola. Aos 17 anos, ela participou de uma formação do Instituto Capim Santo, em 2016. Também cursou Panificação em 2021 e Confeitaria em 2022, ambos do Centro Paula Souza.

A jovem tinha um carrinho de churrasco e vendia bolos confeitados para festas. Mas, no Verdescola, aprendeu mais do que cozinhar. “No curso Cozinha Empreendedora eu aprendi a administrar o meu negócio, a montar o caixa, quanto entra, quanto sai, quanto eu faturo. Também cresci como ser humano, aprendi a ter empatia com o outro, a entender a concorrência, cliente, o atendimento em geral”, declarou Larissa, que hoje administra o próprio negócio na costa sul e continua os estudos por meio do Curso Técnico em Gastronomia, promovido na sede do Verdescola, pelo Centro Paula Souza.

SOBRE O VERDESCOLA

O Instituto Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2005 e com atuação desde 2008 na Vila Sahy, São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, que tem como objetivo de fornecer atendimento psicossocial, educar e formar crianças e jovens para que tenham autonomia para a vida, conscientizar a população local, por meio de ações constantes e efetivas sobre a preservação do meio ambiente, e promover parcerias para inclusão e redução da desigualdade social.

Com uma equipe multidisciplinar, oferece atendimento psicossocial, reforço escolar e atividades complementares a 700 crianças e adolescentes e cursos de qualificação profissional e ensino técnico para jovens e adultos. Ao todo são 1.000 alunos por ano. Por cinco anos consecutivos, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, o Instituto Verdescola foi premiado como uma das 100 Melhores Ongs do Brasil. Anualmente, é auditado pela Ernst & Young.

 

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ação da Polícia Civil descobre casa bomba em Caraguatatuba

Uma ação deflagrada por investigadores da Polícia Civil através do 1°DP do Porto Novo, na…

44 minutos ago

SPSurf adia 1° etapa do Hang Loose Surf Attack 2024 na Praia da Baleia

A Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) adiou a 1° etapa do…

51 minutos ago

Fundart abre inscrições para barracas da Festa de São Pedro

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) publicou o edital para concessão onerosa…

20 horas ago

Procurado por homicídio é preso em Ubatuba

Um homem de 59 anos, foi preso nesta segunda-feira (13/5), por ser Procurado pela Justiça…

20 horas ago

Teatro Municipal de São Sebastião recebe espetáculo circense ‘El Grand Clownbaret – 15 anos de trajetória’

Neste sábado (18), às 16h, o Teatro Municipal de São Sebastião será palco do espetáculo…

20 horas ago

Prefeitura de Caraguatatuba alerta sobre tentativa de golpe envolvendo regularização fundiária de interesse específico

A Secretaria de Habitação da Prefeitura de Caraguatatuba informa que pessoas procuraram o setor de…

20 horas ago