Categories: GeralPlantãoPolícia

Integrantes do GIR 5 e 6 passam por curso de atualização para uso de armamento e tiro defensivo

Iniciativa teve o objetivo de preparar os agentes para intervenções ainda mais seguras nos estabelecimentos penais

Membros do Grupo de Intervenções Rápidas (GIR) 5 e 6, respectivamente das regiões da Baixada Santista e Vale do Paraíba, estiveram reunidos nos dias 24 e 30 de março para a realização do Curso de Atualização para uso de Armamento e Tiro Defensivo. O treinamento foi realizado no estande de tiro da Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé e da Penitenciária II de São Vicente.

A iniciativa contou com a participação de 20 homens que compõem o efetivo do GIR 5 e 6. A ideia do curso surgiu após uma reunião entre o Grupo Regional de Ações de Escolta e Vigilância Penitenciária (GRAEVP) e o Coordenador de Operações do GIR 6. O encontro elucidou a importância da formação periódica dos servidores dos Grupos e Células de Intervenção Rápida. Toda a instrução foi viabilizada pela Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” (EAP).

“O curso contribui para a melhoria no desempenho do operacional que atua na função de atirador nos Grupos de Intervenção Rápida. A intenção é mostrar o conhecimento e o domínio sobre o equipamento, levando ao operador procedimentos e técnicas que zelam pela integridade física de todos os envolvidos, além de preparar esses profissionais para intervenções seguras e responsáveis”, explica Ronaldo de Lima Alves, diretor substituto do GRAEVP e docente da atividade.

O plano de aula ofereceu um conteúdo programático que abordou legislação específica, apresentação da espingarda GAUGE 12, nomenclatura de peças, regras de segurança, postura com armamento, recarga, solução de panes, fundamentos e posições de tiro e noções de balística.

“Essa ação é de grande valia, pois estamos em constante evolução. Dessa forma, esse preparo é muito importante para atualização de toda a tática e manejo do armamento. O resultado é de 100% de aproveitamento, tornando o nosso trabalho nas unidades prisionais ainda mais seguro”, comenta Levi José da Silva Santos, coordenador de operações do GIR 6 que participou da instrução.

Cumprindo a legislação

O curso atende à lei 13.060, de 22 de dezembro de 2014, que disciplina o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo pelos agentes de segurança pública em todo o território nacional. A atividade cumpre também o artigo 8, segundo parágrafo, da Resolução SAP 155/2009, que determina treinamentos realizados a cada três meses para os servidores da área.

Salvando na Base

No intervalo entre as formações, o GIR 6 continua promovendo o “Salvando na Base”. Em março de 2022, o grupo também realizou uma palestra na Escola Estadual Jose Aylton Falcão (CAIC), localizada no município de Pindamonhangaba-SP.

Cerca de 300 pessoas, entre alunos, pais ou responsáveis e professores, participaram do encontro que contou com a presença de membros do canil da Penitenciária I “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé e das Células de Intervenção Rápida (CIRs) das unidades prisionais de Mogi das Cruzes, Caraguatatuba, Tremembé e Potim. A palestra abordou os riscos e perigos do envolvimento com ilícitos e com o crime.

O projeto surgiu em 2016 e já assistiu a mais de 3.500 crianças e adolescentes. O objetivo é gerar uma reflexão sobre o cenário nos presídios, a criminalidade e o impacto do uso de drogas na juventude. A ideia é contribuir positivamente para o desenvolvimento dos estudantes de um modo informativo.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Caminhão tomba na serra de Maresias e carros batem de frente no Contorno Sul da Tamoios

Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas no grave acidente ocorrido no início da noite…

2 horas ago

Dois suspeitos morrem após confronto com a GCM em Caraguatatuba

Suspeitos de tentativa de homicídio teriam atirado contra agentes durante abordagem Dois homens morreram após…

4 horas ago

Cerca de 40 jovens participam de audição para Escola de Bailados de Caraguatatuba

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) realizou no último sábado (13/12), na sala…

7 horas ago

Ex-prefeito de Caraguatatuba comenta rejeição de contas de 2023 pelo Tribunal de Contas de São Paulo

O ex-prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PL), se pronunciou na manhã desta segunda-feira (15), na…

16 horas ago

Contorno Sul terá desvio no tráfego para travessia de vigas na obra de acesso ao Porto de São Sebastião

Em virtude da obra do novo acesso ao Porto de São Sebastião, haverá desvio de…

17 horas ago

Pacientes do HRLN transformam vivências em arte na exposição do Projeto “Cores da Vida”

Mostra celebra os 25 anos do ISG e inaugura série anual de ações em unidades…

17 horas ago