Janeiro Roxo: Campanha contra Hanseníase começa em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde e divisão de Vigilância Epidemiológica, deu início à campanha “Janeiro  Roxo”, que trata sobre a Conscientização, Prevenção e Combate à Hanseníase. As ações voltadas para o combate, controle e enfrentamento a doença se estendem até o dia 31 nas unidades de Saúde, em alusão ao Dia
Mundial da Hanseníase, A Hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacteruim leprae que atinge primeiramente os nervos periféricos e, depois de meses ou anos, sem tratamento, acomete a pele.

É transmitida através das vias respiratórias  (fala, tosse, espirro) durante o convívio frequente e prolongado com um doente não tratado. O principal sintoma da Hanseníase é o aparecimento de manchas no corpo de coloração variada (acastanhada, esbranquiçada ou avermelhada), que não coçam nem doem e com diminuição ou perda de sensibilidade, pele seca e queda de pelo. Seguido de áreas com formigamento, dormência e/ou dor ao longo dos nervos dos braços, mãos e pés. As Unidades Básicas de Saúde realizarão atividades de prevenção e educação em saúde como rodas de conversa, busca ativa, avaliação de comunicantes e atendimento porta aberta aos sintomáticos, ao longo do mês de janeiro.

“Essa campanha é realizada em todo território nacional e a Secretária de Saúde e Prefeitura de Ilhabela, com o ‘Janeiro Roxo’, dá incentiva a prevenção e combate à Hanseníase, com ações durante todo o mês. Nossos profissionais estão capacitados para dar um diagnóstico precoce e realizar o tratamento preciso”, diz o secretário de Saúde, Gustavo
Barboni. Pontos estratégicos foram iluminados com a cor roxa, para chamar a atenção da população à Campanha, além de embelezar a cidade. Se você apresenta algum destes sintomas, procure a sua Unidade de Saúde.   A Hanseníase tem cura! O medicamento é fornecido gratuitamente em sua Unidade Básica de Saúde.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Trabalhadores paralisam obras do Contorno da Tamoios entre Caraguatatuba e São Sebastião

Trabalhadores do Contorno da Tamoios entre Caraguatatuba e São Sebastião paralisaram as atividades na manhã…

28 minutos ago

Ubatuba se prepara para implantar cobrança eletrônica da Zona Azul

Modernização e transparência prometem marcar a instalação do novo sistema de cobrança de estacionamento rotativo,…

2 horas ago

Festa do Trabalhador promove três dias de música em Ilhabela

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Ilhabela preparou uma programação especial com…

2 horas ago

Cartório Eleitoral de Caraguatatuba faz plantão no feriado do Dia do Trabalho e final de semana

O Cartório Eleitoral de Caraguatatuba vai abrir nesta quarta-feira e nos próximos sábado e domingo…

4 horas ago

FGV divulga local de realização do TAF do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) aplica o Teste de Aptidão Física (TAF) dos candidatos classificados…

4 horas ago

Rodovia dos Tamoios contará com operação especial para Feriado do Dia do Trabalho

A Concessionária Tamoios realizará operação especial para o Feriado do Dia do Trabalho. A expectativa…

21 horas ago