Janeiro Roxo: Caraguatatuba participa da Campanha de Combate à Hanseníase

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, oferece a toda população consultas voltadas ao controle da hanseníase.

As Unidades Básicas de Saúde encaminham casos suspeitos para áreas especializadas. A cidade chegou 20 casos da doença em 2014 e como resultado do trabalho desenvolvido, este ano reduziu em 50% os casos.

Nestas áreas especializadas, que funcionam dentro do Centro de Especialidades Médicas (CEM), pacientes são diagnosticados e tratados o quanto antes.

Segundo a enfermeira responsável pela área de Hanseníase e Tuberculose do CEM, Maria Célia Marinho, a agilidade no tratamento evita sequelas maiores.

“Estas sequelas, muitas vezes, podem ser até mesmo deformidades. Portanto, esclareça outras pessoas sobre a doença e nos ajude a acabar com a hanseníase”, alerta a enfermeira.

A tuberculose é uma doença contagiosa, causada pelo bacilo de Hansen e afeta principalmente a pele e os nervos. A doença progride lentamente e tem um período de incubação que dura em média três anos. Ela pode atingir todas as idades e ambos os sexos. A maioria das pessoas resiste à infecção e não adoece.

A Organização Mundial de Saúde preconizou o mês de janeiro com a cor roxa com foco na conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce e para dar apoio às pessoas que estão em tratamento. Além disso, o dia 27 de janeiro de 2019 foi também preconizado como Dia Mundial de Combate à Hanseníase.

Principais sintomas da doença:

– O corpo do paciente com Hanseníase costuma apresentar uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele; com perda da sensibilidade ao toque, à dor e ao calor;

– Caroços ou inchaços avermelhados em qualquer local do corpo, principalmente no rosto e nas orelhas.

O tratamento é feito com medicamentos diários e pode durar de seis meses até dois anos. Assim que o tratamento é iniciado, as pessoas que adquiriram a doença contagiante já deixam de transmitir a doença a outras pessoas. A hanseníase tem cura e os medicamentos são gratuitos.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

GCM de Ubatuba apoia blitz educativa do Detran na Praça 13 de maio

A Guarda Civil Municipal de Ubatuba (GCM) apoiou, na manhã desta segunda-feira, 15, uma blitz…

4 horas ago

Prefeitura de Ilhabela promove 11º Passeio Ecociclístico em referência ao Dia Mundial Sem Carro

No próximo domingo (21), a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza…

4 horas ago

Prefeitura de São Sebastião e GBMar abrem inscrições para 30 vagas de Guarda-Vidas Temporários

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), e o…

4 horas ago

Prefeito de Caraguá quebra o silêncio durante evento e diz que o ‘molhe Juqueriquerê’ foi interditado por problemas estruturais

O Prefeito Mateus Silva (PSD), confirmou na noite desta segunda-feira (15), que o molhe Juqueriquerê…

4 horas ago

20º “Caraguá A Gosto” celebra gastronomia e destaca vencedores da edição 2025

A 20ª edição do tradicional festival gastronômico “Caraguá A Gosto” terminou oficialmente na segunda-feira (15)…

16 horas ago

Homem é preso após agredir ex-mulher com fio de celular e ameaçá-la de morte em Ilhabela

Um homem foi preso na noite de domingo (14), após agredir a ex-mulher  usando um…

19 horas ago