Jardim Primavera e Pegorelli recebem ações contra dengue nesta quarta-feira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) encaminhou, nesta quarta-feira (09/2), ao bairro Jardim Primavera, uma equipe de agentes do controle da dengue para aplicar o inseticida, por meio da nebulização, para eliminar o mosquito Aedes aegypti.

A nebulização foi necessária após a notificação de dois casos suspeitos de zika nas localidades.

Ainda nesta quarta (9), outra equipe foi direcionada ao bairro Pegorelli. No local, os agentes realizam o bloqueio mecânico para a remoção de possíveis criadouros do mosquito e orientação aos moradores.

O CCZ também realiza a vistoria de pontos estratégicos (PEs). Esses locais recebem a visita de um agente a cada 15 dias. A unidade tem mais de 50 PEs cadastrados.

Os pontos estratégicos são locais com grande acúmulo de materiais como borracharias, ferros-velhos, mecânicas automotivas, empresas de reciclagem e floriculturas. Esses espaços facilitam a proliferação do mosquito, justamente por terem a características de criadouro, por isso, recebem visitas quinzenais.

Combater a dengue não é uma tarefa fácil e requer também da ajuda da população. Por isso, o CCZ reforça que o morador pode e deve contribuir adotando algumas medidas como, por exemplo, realizar vistorias semanais de quintais e eliminar objetos que facilitem o acúmulo de água.

Fiscalização

O CCZ realiza a fiscalização mediante denúncias. Elas podem ser realizadas através do Canal de Atendimento 156 da Prefeitura de Caraguatatuba, seja por telefone ou aplicativo.

Uma equipe do controle da dengue irá até o local para a verificação do imóvel e, dependendo da situação, o mesmo pode ser multado.

Casos de dengue

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria Municipal de Saúde, neste ano, Caraguatatuba tem 15 casos confirmados de dengue. Ao todo, são 390 notificações. Dessas, 338 obtiveram resultado negativo e outras 37 aguardam resultado.

Em 2021, o número de notificações de dengue foi de 1.037. Porém, apenas 71foram confirmadas para dengue, uma delas foi um óbito.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Vem aí o 12° Festival da Sardinha de Ilhabela

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, anunciou a programação oficial do 12° Festival da Sardinha…

9 horas ago

Caraguatatuba reduz índice de Avaliação de Densidade Larvária do Aedes aegypti, mas segue em situação de risco

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) finalizou a segunda Avaliação de Densidade Larvária (ADL)…

11 horas ago

Enrocamento Juqueriquerê: construção de molhes entra na reta final

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à…

2 dias ago

Campeonato Municipal de Veteranos 2024 tem seis jogos importantes para definir classificação para próxima fase

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), em parceria com…

2 dias ago

USP: mapeamento da retina pode indicar risco de Alzheimer com antecedência

Faculdade de Medicina da USP realiza estudos a partir de técnicas que se utilizam de…

2 dias ago

Romaria do Divino visita bairro do Prumirim neste final de semana

Nos dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo, o Prumirim receberá o cortejo…

3 dias ago