Jornalista negra, filha de nordestina, promove workshop de Libras na Gallaudet University – única exclusiva no atendimento ao surdo em todo o mundo

A jornalista e intérprete de Libras, Talita Fernanda, embarca para Washington (Estados Unidos) para ministrar Workshop de Libras na Gallaudet University, instituição exclusiva no atendimento ao surdo. O Workshop acontece entre os dias 15 e 19 de outubro e será ministrado exclusivamente pela jornalista, com Ministério de Libras na Bola de Neve de São Sebastião.

Filha de Maria Amélia de Santana, primeira negra nordestina a formar-se em Odontologia pela USP de Bauru; a jornalista tem como o principal objetivo promover intercâmbio cultural entre os diferentes contextos dos universos dos surdos americanos e brasileiros. A intérprete ministrará uma semana de palestras sobre a realidade dos surdos no Brasil com suas conquistas, desafios e dificuldades, junto a aulas diárias de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 “Este projeto é fruto de um sonho, que eu alimento desde antes de cursar jornalismo. Tive o meu primeiro contato com a Libras em 2001, quando estudava vestibular e, desde então, o meu interesse pela língua só cresceu. Em minha monografia, estudei o contato do surdo com a Internet. Por isso, agora, poder estar em Gallaudet, única Universidade exclusiva para surdos no mundo e ter acesso a toda tecnologia daquele lugar – em um ambiente totalmente voltado à surdez, será, realmente, incrível”, avalia Talita.

O projeto tem como base promover aos alunos surdos de Gallaudet a oportunidade de ampliar e aprender sobre o vocabulário da Língua Brasileira de Sinais por meio da American Sign Language (ASL), língua de sinais oficial dos surdos americanos.

Biografia

Talita Fernanda é jornalista, filha da dentista aposentada, Maria Amélia de Santana e do professor aposentado, Sidnei Lima. Formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2007, a profissional especializou-se em Mídia e Deficiência e, atualmente, trabalha como assessora de imprensa na Prefeitura de Caraguatatuba (SP), onde nasceu e viveu até os oito anos. Moradora da cidade vizinha, São Sebastião (SP), a jornalista, formada em Libras pela Associação dos Surdos de Juiz de Fora (ASJF), já teve a oportunidade de interpretar o discurso do presidente Michel Temer, quando em visita à Caraguatatuba.  Sua frase preferida resume

a luta e anseio pelo reconhecimento na prática pela Língua Brasileira de Sinais: “Sem voz, as mãos rompem o silêncio e comunicam vida”

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ubatuba formaliza entrega de 130 matrículas à Colônia de Pescadores

Pela primeira vez em 388 anos de história, as famílias da Colônia dos Pescadores, reconhecida…

9 horas ago

FGV divulga nova classificação após resultado da 2ª avaliação de títulos do magistério do Concurso de 2023 de Caraguatatuba

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o resultado definitivo da avaliação de títulos complementar e…

10 horas ago

11º Black Belt Challenger Pro Surf une jiu-jiteiros surfistas em Maresias neste sábado

Normalmente, a ‘praia’ dos lutadores de jiu-jitsu são os tatames, porém, no 11º Black Belt…

10 horas ago

Associação de Voo Livre adota medidas após ocorrências do fim de semana no Mirante de Santo Antônio

O presidente da Associação de Voo Livre Caiçara de Caraguatatuba, Samuel Monteiro, afirmou, em entrevista…

12 horas ago

Governo Municipal altera cronograma de entrega de medicamentos de alto custo nas UBS

Houve alteração nas datas de entrega dos processos de medicamentos de alto custo nas Unidades…

1 dia ago

Ação integrada entre cidades resulta na prisão de dupla por estelionato com apoio do SmartSãoSeba

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Polícia Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança…

1 dia ago