Jornalista negra, filha de nordestina, promove workshop de Libras na Gallaudet University – única exclusiva no atendimento ao surdo em todo o mundo

A jornalista e intérprete de Libras, Talita Fernanda, embarca para Washington (Estados Unidos) para ministrar Workshop de Libras na Gallaudet University, instituição exclusiva no atendimento ao surdo. O Workshop acontece entre os dias 15 e 19 de outubro e será ministrado exclusivamente pela jornalista, com Ministério de Libras na Bola de Neve de São Sebastião.

Filha de Maria Amélia de Santana, primeira negra nordestina a formar-se em Odontologia pela USP de Bauru; a jornalista tem como o principal objetivo promover intercâmbio cultural entre os diferentes contextos dos universos dos surdos americanos e brasileiros. A intérprete ministrará uma semana de palestras sobre a realidade dos surdos no Brasil com suas conquistas, desafios e dificuldades, junto a aulas diárias de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 “Este projeto é fruto de um sonho, que eu alimento desde antes de cursar jornalismo. Tive o meu primeiro contato com a Libras em 2001, quando estudava vestibular e, desde então, o meu interesse pela língua só cresceu. Em minha monografia, estudei o contato do surdo com a Internet. Por isso, agora, poder estar em Gallaudet, única Universidade exclusiva para surdos no mundo e ter acesso a toda tecnologia daquele lugar – em um ambiente totalmente voltado à surdez, será, realmente, incrível”, avalia Talita.

O projeto tem como base promover aos alunos surdos de Gallaudet a oportunidade de ampliar e aprender sobre o vocabulário da Língua Brasileira de Sinais por meio da American Sign Language (ASL), língua de sinais oficial dos surdos americanos.

Biografia

Talita Fernanda é jornalista, filha da dentista aposentada, Maria Amélia de Santana e do professor aposentado, Sidnei Lima. Formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2007, a profissional especializou-se em Mídia e Deficiência e, atualmente, trabalha como assessora de imprensa na Prefeitura de Caraguatatuba (SP), onde nasceu e viveu até os oito anos. Moradora da cidade vizinha, São Sebastião (SP), a jornalista, formada em Libras pela Associação dos Surdos de Juiz de Fora (ASJF), já teve a oportunidade de interpretar o discurso do presidente Michel Temer, quando em visita à Caraguatatuba.  Sua frase preferida resume

a luta e anseio pelo reconhecimento na prática pela Língua Brasileira de Sinais: “Sem voz, as mãos rompem o silêncio e comunicam vida”

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

12 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

13 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

13 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

16 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

18 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

22 horas ago