Categories: DestaquesRegião

Lei Maria da Penha completa 17 anos de combate à violência contra a mulher

Estado de São Paulo foi pioneiro em políticas de enfrentamento à violência doméstica e criou a primeira Delegacia da Defesa da Mulher

Uma das principais conquistas na proteção e no combate à violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha completa 17 anos nesta segunda-feira (7). Além de tipificar os tipos de violência contra as mulheres e tornar mais rigorosa a punição às agressões ocorridas no âmbito doméstico e familiar, a lei representou um marco na causa e se soma a outras iniciativas importantes de enfretamento.

A lei surgiu a partir da história de vida de Maria da Penha, que, lutando por Justiça após ser agredida diversas vezes pelo companheiro e ficar paraplégica, recorreu às Organização dos Estados Americanos (OEA) para relatar seu caso e pedir que seu agressor fosse condenado.

“Essa lei trouxe, por exemplo, a possibilidade da medida protetiva de urgência, que faz com que essas mulheres sejam, após a decisão judicial, protegidas dos seus agressores que são proibidos dos de entrar em contato com elas. Passa a fazer com que o Estado crie medidas efetivas de proteção”, detalha a Dra. Jamila Jorge, coordenadora estadual das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs).

Em São Paulo, o enfrentamento à violência contra a mulher é pauta prioritária e conta com diversas políticas públicas. O Estado foi o primeiro a criar as DDMs, unidades da Polícia Civil que atendem de forma especializadas as vítimas deste tipo de crime. Inaugurada em 1986, a primeira DDM de São Paulo completou 38 anos no domingo (6) e foi uma conquista importante não só para o Estado, mas também para o país, que, até então, não contava com nenhuma unidade capacitada exclusivamente para este tipo de ocorrência.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Golfinho-boto-cinza encalha entre as praias de Santa Tereza e Barreiros em Ilhabela

O Instituto Argonauta, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa…

19 horas ago

Operação “COSUD”: Homem é preso com drogas e arma de fogo em Caraguatatuba

Um homem de 37 anos, foi preso por uma equipe de Força Tática da Polícia…

24 horas ago

Prefeitura de Ubatuba convoca 55 Professores de Educação Básica I

Nesta semana, a Prefeitura de Ubatuba publicou a convocação de 55 Professores de Educação Básica…

1 dia ago

Caraguatatuba confirma terceiro óbito pelo vírus da Influenza

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de laudo do Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta quarta-feira…

1 dia ago

3º Festival Saberes e Sabores Caiçaras começa amanhã com variada programação musical

De sexta-feira a domingo (10 a 12), a Praça da Cultura, no Centro, recebe o…

1 dia ago

Polícia Civil apreende 5 kg de maconha durante investigação em Caraguatatuba

A Polícia Civil através da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São Sebastião, após…

2 dias ago