A 12a Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) com sede em Caçapava-SP, realiza entre os dias 19 a 23 de maio, o Exercício Anhanguera 2019, exercício de adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
A Situação Geral retratará um quadro de normalidade institucional com comprometimento da ordem pública, em uma Área de Operações (A Op) situada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, onde, inicialmente estão sendo desenvolvidas ações preventivas e, fruto de evolução do cenário, ocorre o emprego das Forças Armadas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), tendo por objetivo a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio em situações de esgotamento dos instrumentos previstos no art. 144 da Constituição e/ou em outra legislação, em que se presuma ser possível a perturbação da ordem.
O Exercício, que conta com a participação de cerca de 1.800 militares, além de militares das Forças Auxiliares, se desenvolve na região do Litoral Norte de São Paulo, nos municípios de Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião e Ubatuba. Entre os dias 19 e 23 de maio, inúmeras situações-problema criadas pela direção do exercício exigirão dos militares da Brigada Aeromóvel alto grau de profissionalismo, conhecimento técnico e tático, além de rígidos procedimentos de segurança.
Serão constituídas as seguintes Forças Tarefas (FT):- FT Raposo Tavares no município de São Sebastião, contará com cerca de 385 militarescomposto pelo 4o Batalhão de Infantaria Leve (4o BIL).
Estarão também em São Sebastião militares do Comando da 12a Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e Companhia de Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), com cerca de 100 militares, ficarão alojados no Estádio Municipal “Otoniel Santos”;- FT Itororó no município de Ubatuba, composto pelo 5o Batalhão de Infantaria Leve (5oBIL), que contará com cerca de 385 militares que ficarão alojados no Clube ACIU, Terminal Turístico e Ginásio Tubão; – FT Ipiranga no município de Caraguatatuba, contará com cerca de 385 militares composto pelo 6o Batalhão de Infantaria Leve, que ficarão alojados no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug); e – FT Bandeirante no município de Ilhabela, composto pelo 20o Grupo de Artilharia de Campanha Leve, que contará com cerca de 385 militares que ficarão alojados no Ginásio Itaquanduba.
A atividade tem por objetivo de capacitar as tropas participantes a realizar operações de
GLO e de cooperação e coordenação com agências, bem como exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.
A Prefeitura de Ilhabela promove uma ação educativa no bolsão de embarque da travessia entre…
O Valor de Referência do Município (VRM) de Caraguatatuba passa de R$ 4,81 para R$…
Durante um temporal que cai por volta 21h, desta quarta-feira (31), antes da virada em…
A Sabesp informa que as fortes chuvas que atingiram a região nesta quinta-feira (1/1) afetaram…
Com um litoral que ultrapassa 100 quilômetros de extensão, Ubatuba apresenta praias com diferentes características…
O verão no Litoral Norte ganha um novo fôlego a partir do dia 9 de…