Litoral Norte: Secretários de Saúde pedem ao Estado liberação de mais leitos do HR

Um documento elaborado e assinado pelos secretários de Saúde do Litoral Norte solicita ao Estado a abertura de mais leitos no Hospital Regional, em especial de UTI Pediátrica.
Segundo os secretários, a mudança de status da região para a fase amarela acarretará um aumento da circulação de pessoas, o que pode contribuir para a disseminação do novo coronavírus e a preocupação não apenas com os chamados grupos de risco, ou seja, também com as crianças e adolescentes.
São José dos Campos era a cidade referência para UTI Pediátrica, mas a baixa frequência de pacientes fez com que o Estado retirasse essa ala do Hospital Regional da cidade. Com isso, os secretários do Litoral Norte entendem a necessidade de se ter uma UTI Pediátrica para atendimento de pacientes de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.
Atualmente o Hospital Regional funciona com 20 leitos de UTI Adulto e 10 leitos de Enfermaria Adulto. O pedido regional é que se aumente a estrutura de 30 leitos de UTI Adulto e mais 10 leitos de UTI Pediátrica, como retaguarda aos municípios do Litoral Norte.
O segundo documento assinado pelos secretários municipais a abertura imediata do Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte.
“Considerando que se deliberou em instâncias colegiadas oficiais (com representantes dos municípios da Região e Gestor Estadual), que a implantação do Hospital Regional do Litoral Norte seria gradual, porém, com início imediato do Serviço de Oncologia. Consta no Portal da Transparência da Secretaria Estadual de Saúde que no período de janeiro a julho foi repassado a Organização Social cerca de R$ 28,4 milhões, porém o Hospital Regional continua funcionando com apenas 20 leitos de UTI e 10 de Enfermaria, todos voltados para a Covid-19. A Assistência Oncológica continua sendo uma dificuldade para a região, sendo inclusive agravada com o início da pandemia, ou seja, prejudicando o tratamento de pacientes oncológicos”, relatam os secretários.
Os pedidos foram encaminhados para a diretora da Diretoria Regional de Saúde (DRS XVII – Taubaté), Nádia Maria Magalhães Meirelles.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

1 dia ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

1 dia ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

1 dia ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

2 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

2 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

2 dias ago