LIVE: Felipe Augusto rechaça verticalização e anuncia obras de saneamento básico de Maresias para fevereiro de 2021

O prefeito reeleito de São Sebastião, Felipe Augusto, rechaçou mais uma vez a questão da verticalização no Plano de Diretor do município, durante LIVE realizada na última terça-feira (15). Com a presença do secretário de Obras, Luis Eduardo, Felipe Augusto foi enfático ao afirmar que ele mesmo enterrou essa possibilidade.

“Senhor secretário, tem verticalização no Plano Diretor?”, questionou Felipe Augusto. De bate pronto o secretário respondeu, “não”.

O prefeito ainda salientou a importância da leitura de todo o plano, inclusive, do que versa a questão da verticalização. “Quem não leu e foi bater panela na frente da Câmara hoje, pelo amor de Deus, que papel ridículo”, comentou.

Com explicações técnicas e ilustrativas, o prefeito pontuou sua posição sobre o tema. “O Plano Diretor trava a verticalização, e eu sou contra, desde o início, sempre fui”, enfatizou mais uma vez o prefeito Felipe Augusto.

O secretário de Obras, Luis Eduardo, ainda comentou o projeto do Plano Diretor. “Em São Sebastião, há praticamente 40 anos, os gabaritos são os mesmos, 9 metros para construção podendo somente a caixa d’água chegar a 12 metros, justamente para que você tenha uma distribuição de água por gravidade e não tenha que fazer uma torre a mais”, explicou o secretário de obras.

“Esse é o conceito que o sebastianense tem e nós não precisamos de verticalização. O prefeito preocupado pediu pra nós, o grupo técnico, travar qualquer possibilidade de se ter verticalização em São Sebastião” disse.

Para Luis Eduardo, a maior garantia hoje no município, foi a determinação do prefeito Felipe Augusto de colocar o gabarito no Plano Diretor, sem possibilidade de verticalização.

 “O Plano Diretor, após aprovado, só pode ser revisado em no mínimo 5 anos, passando por audiência pública, consulta popular, ampla participação da sociedade”, concluiu o secretário de obras.

COVID – Outro tópico importante da pauta, durante a LIVE, está relacionado aos números e ações de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade. Felipe Augusto se solidarizou com os últimos dois óbitos que aconteceram, um na segunda-feira (14), o 54º confirmado, e o outro na terça-feira, sendo este último, de um morador de Caraguatatuba, o 5º óbito não residente no município.

Matrículas – Assunto sempre questionado pelos munícipes, está relacionado ao próximo ano letivo na rede municipal de Educação. Foi anunciada a abertura da rematrícula dos alunos de berçários, creches e EMEI’s. O prazo vai até a próxima sexta-feira (18) e os atendimentos acontecem das 8h às 17h. Mais informações podem ser encontradas no site da prefeitura http://www.saosebastiao.sp.gov.br/.

Felipe Augusto fez questão de afirmar que as aulas serão retomadas caso haja total segurança para as crianças da rede de ensino.

“Temos uma estrutura nova para atendermos às nossas crianças. E estamos trabalhando para retomar as aulas a partir do ano que vem, espero que tudo dê certo.”, disse.

Saneamento – Os moradores de Maresias, na Costa Sul da cidade, tiveram a notícia de que as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro serão iniciadas em fevereiro de 2021 e que 65% da rede de água já foram substituídas.

Ainda sobre saneamento básico, São Sebastião está recebendo a ampliação da distribuição de água pela Sabesp. Reformas, adequações e instalações de equipamentos modernos estão acontecendo nos bairros do município.

Empreendedorismo – A política realizada aos microempresários do município também foi lembrada. As ações beneficiaram mais de 600 pessoas nos últimos quatro anos, e implementaram capacitações profissionais, políticas de empregabilidade e de apoio ao desempregado, intermediou mão de obra, apoio para o primeiro emprego e a disponibilidade, através de parceria com o Governo do Estado, das linhas de créditos do Banco do Povo.

Defesa Civil – O prefeito ainda repercutiu a assinatura de decreto municipal para firmar convênio com o Estado para adesão do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), além da atualização e validação do Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLAMCON).

Felipe Augusto agradeceu também a deputada estadual, Leticia Aguiar (PSL) pelo recebimento de uma nova viatura à Defesa Civil do município e EPI’s, por meio de emenda impositiva, e comemorou os equipamentos adquiridos pela prefeitura, que vão auxiliar no enfrentamento das fortes chuvas.

Marina Pública – Ao final, Felipe Augusto pediu a participação na consulta popular que trata sobre a concessão da Marina Pública de São Sebastião. A consulta pública estará disponível até o dia 15 de janeiro e o material de consulta está disponível no site da prefeitura.

“A construção de uma Marina Pública irá favorecer o interesse turístico e de lazer, atraindo visitantes, incluindo a cidade em roteiros turísticos nacionais e internacionais, além de fomentar o crescimento econômico e a geração de empregos”, finalizou o prefeito Felipe Augusto.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

4 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

4 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

4 dias ago