Categories: CidadesGeral

Lobo-marinho é encontrado em Ilhabela

Na tarde do dia 1º de agosto, a equipe do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no litoral norte de São Paulo, foi acionada para resgatar um lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis) encontrado morto, boiando no mar entre as regiões da Ponta Sepituba e Borrifos.

Para garantir um atendimento rápido e seguro, a equipe do Instituto Argonauta contou com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, utilizando uma embarcação e contando com o suporte de funcionários para a localização e o resgate do animal.

O lobo-marinho-subantártico resgatado foi identificado como uma fêmea, medindo cerca de 122 cm e pesando aproximadamente 26 kg. O animal foi encaminhado para a Unidade de Estabilização do Instituto Argonauta em São Sebastião, onde será realizada uma necropsia. Durante este procedimento, serão coletados dados e feitas análises para identificar as possíveis causas da morte.

“A realização da necropsia é uma ferramenta essencial na investigação e identificação das causas de morte da espécie encontrada, garantindo um diagnóstico preciso através da análise do estado dos órgãos e tecidos”, destacou a engenheira florestal e secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, Kátia Freire.

Sobre o Lobo-marinho-subantártico

Os lobos-marinhos-subantárticos habitam todo o hemisfério sul e, durante o inverno e primavera, deslocam-se para regiões costeiras em busca de alimento. No Brasil, são comumente encontrados no Rio Grande do Sul, mas nos últimos anos, tem sido frequente a presença desses animais no litoral norte de São Paulo.

Esses lobos-marinhos alimentam-se de peixes, crustáceos, pinguins e cefalópodes, e têm como principais predadores as orcas (Orcinus orca) e as focas-leopardo (Hydrurga leptonyx). Os machos podem medir até 195 cm de comprimento e pesar em torno de 165 kg, enquanto as fêmeas atingem até 145 cm de comprimento e pesam, em média, 165 kg.

Sobre o Instituto Argonauta

Fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto Argonauta tem como missão a conservação do meio ambiente, especialmente dos ecossistemas costeiros e marinhos. O Instituto apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e gestão de resíduos sólidos no ambiente marinho, entre outras atividades.

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Argonauta é de extrema importância para a conservação da fauna marinha e para o conhecimento científico sobre as espécies que habitam o litoral brasileiro.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Igor Marcondes, de Caraguatatuba, conquista 7º título em duplas no ano e é vice em simples em Cuiabá

O tenista Igor Marcondes, de 28 anos, natural de Caraguatatuba, brilhou mais uma vez no…

5 horas ago

Procurado por roubo em MG é preso após agredir mulher no Porto Novo em Caraguatatuba

Um homem foi preso na tarde deste domingo (14), após agredir uma mulher no bairro…

6 horas ago

Prefeitura de Ilhabela fortalece regulamentação e incentiva uso de táxis e motoristas de aplicativo para melhorar a mobilidade urbana

Com a proximidade do verão e a expectativa de aumento no fluxo de turistas, a…

6 horas ago

Instalação de rede de esgoto terá interdição total da Rua Olímpio Faustino, em São Sebastião

As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário, do bairro Camburi, em São Sebastião,…

6 horas ago

Recadastramento obrigatório do IPMU vai até 30 de setembro

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) realiza o Recadastramento Anual obrigatório para aposentados…

23 horas ago