Mais câmeras de vigilância são instaladas na Costa Norte de São Sebastião

Nova tecnologia permite verificar se veículos são furto ou roubo

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança (SEGUR), está instalando mais câmeras de vigilância nas entradas do município.

Esta semana, na subida da serra do bairro da Enseada, Costa Norte da cidade, foram instalados duas câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que consegue fazer o reconhecimento óptico de caracteres, no caso, as placas dos veículos que entram e saem do município.

Só de equipamentos com OCR’s, serão cerca de 20, que também serão instalados no Canto do Mar e Jaraguá, além da divisa com os municípios de Caraguatatuba e Bertioga. Os bairros de Juquehy, Boiçucanga, e Maresias também receberão tecnologia semelhante. Na região central, na entrada da Topolandia – um dos bairros mais populosos da cidade, também conta com câmeras OCR’s.

Fotos: Luciano Vieira/PMSS

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM)Mauro Oliveira, todas as câmeras, OCR’s e de monitoramento são conectadas ao Centro de Operações Integradas (COI). “O Governo Municipal investe em um sistema de monitoramento por toda a extensão da cidade. Está sendo construída uma muralha eletrônica em São Sebastião. É possível verificar todos que entram e saem da cidade, e se esses veículos são produto de roubo ou furto”, considerou o comandante.

Até o próximo mês, o sistema de monitoramento em São Sebastião dispõe de mais de 1000 câmeras. A maioria com giro de 360 graus e o sistema de zoom. Além de câmeras instaladas nos prédios públicos; ônibus coletivos; e em condomínios.

DETECTA – Vale lembrar que São Sebastião, que foi a primeira cidade a integrar o Detecta, sistema de monitoramento inteligente, que integra bancos de dados das polícias paulistas e que identifica placas de veículos roubados que informa a todo o Estado de São Paulo.

Segundo a Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), em janeiro de 2017 a cidade contava apenas com seis câmeras, sendo que nem todas operavam diariamente.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

2 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

2 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

2 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

3 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

3 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

3 dias ago