Categories: DestaquesGeral

Mais de 254 kg de materiais são recolhidos na ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, recolheu em torno de 254 kg de lixo na ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, realizado no último sábado (17).

A ação foi divida em 13 pontos de limpeza de norte a sul da cidade, que reuniu cerca de 250 participantes entre instituições, empresas e voluntários.

O mutirão resultou em 150 sacos de lixo completamente cheios de resíduos. O balanço da Secretaria de Meio Ambiente ainda apontou que 228 kg eram de rejeito e 26,3 kg era material reciclável.

Os itens mais recolhidos foram pontas de cigarro, plásticos em geral como garrafas pet, tampinhas e sacolas, latas, garrafas de vidros, máscaras faciais descartáveis e em alguns pontos específicos, como as margens de rios e encosta da Praia da Mococa, ainda foi recolhido restos de materiais de construção civil.

Todos os materiais recicláveis foram enviados para a Cooperativa Maranata, que se dispôs a fazer a triagem dos materiais e dar a destinação adequada. Os rejeitos foram enviados ao transbordo.

Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro de Oliveira Caetano, a colaboração de todos foi essencial para a realização da limpeza dos rios e praias, mas a quantidade de resíduos coletados ainda surpreende. “A conscientização ambiental deve ser trabalhada todos os dias para que cada vez menos lixos sejam descartados na natureza. O apoio que recebemos nesta ação foi fundamental, mas a nossa intenção é que a cada ano o número de coleta em limpezas assim diminua. Se ao invés de termos os lixos descartados nas praias nós tivéssemos eles destinados aos Ecopontos, certamente poderíamos reciclar muito mais”, disse.

Somente o material recolhido pelas equipes em parceria com a Prefeitura chegou a 254,3 kg. Esse valor, de acordo com representantes da Secretaria já é bastante elevado, no entanto quando se considera a ação de outros voluntários independentes, que também promoveram a ação alusiva, o número de resíduos pode ser ainda maior.

Por isso cabe destacar a importância e cuidado com o meio ambiente, bem como a consciência de descartar o lixo nos locais corretos para reduzir a poluição.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

​Situação é gradualmente normalizada em Ilhabela após fortes chuvas e Prefeitura mantém ações de monitoramento

A Prefeitura de Ilhabela informa que, em razão das fortes chuvas que atingiram o município…

6 horas ago

Rio-Santos fica 50 minutos interditada após queda de árvore em Ubatuba

A pista da rodovia Rio-Santos no km 31+900 ficou 50 minutos interditada após a queda…

13 horas ago

São Sebastião registra mais de 163 mm de chuvas

A Prefeitura de São Sebastião informa que o alto volume de chuva que caiu entre…

16 horas ago

Dois idosos morrem durante temporal no Litoral Norte

Dois idosos morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram Ilhabela nesta terça-feira (16). Uma…

16 horas ago

Caminhão tomba na serra de Maresias e carros batem de frente no Contorno Sul da Tamoios

Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas no grave acidente ocorrido no início da noite…

1 dia ago

Dois suspeitos morrem após confronto com a GCM em Caraguatatuba

Suspeitos de tentativa de homicídio teriam atirado contra agentes durante abordagem Dois homens morreram após…

1 dia ago