Categories: Saúde

Mais de 40% dos moradores não tomaram doses de reforço da vacina contra Covid

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para o alto índice de moradores que não tomaram as doses de reforço da vacina monovalente contra a Covid-19 em Ubatuba. De acordo com dados do site Vacina Já, divulgados pela Vigilância Epidemiológica da cidade, 48.805 pessoas estão com a 3ª ou a 4ª dose atrasada.

Completar o esquema vacinal é importante para aumentar a proteção contra o vírus, diminuindo a possibilidade de agravamento da doença. Falando somente em 3ª dose (ou primeiro reforço), o número de faltosos chega a 34.688 pessoas, um total de 44,30% do público a partir dos 5 anos de idade. A previsão era imunizar 78.311 moradores, mas somente 43.623 buscaram pela vacina.

Para a 4ª dose (ou segundo reforço) foram imunizadas 16.514 pessoas e outras 14.117 ainda não se vacinaram, ou seja, 46,09% do público-alvo. Desde o último mês de dezembro, a Secretaria de Saúde liberou a 4ª dose para todas as pessoas maiores de 18 anos.

Para se vacinar contra a Covid-19, procure pelo posto de saúde mais próximo da sua residência. Os dias e horários de vacinação de cada unidade podem ser conferidos no site da Prefeitura de Ubatuba.

Imunização para crianças de 6 meses a 2 anos

A Saúde lembra que a vacina contra a Covid-19 é ofertada em duas doses para todas as crianças de 6 meses a 2 anos de idade. As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem o agendamento do dia da vacinação e convocam os pais ou responsáveis para que levem as crianças até os postos no dia marcado.

As UBSs dos bairros Perequê-Açu, Maranduba, Perequê-Mirim, Cícero Gomes e Ipiranguinha são polos de vacinas para livre demanda, sem agendamento, seguindo o cronograma de vacinação já estipulado por cada unidade para a aplicação das vacinas de Covid.

Vacina bivalente

O imunizante é mais um reforço da vacinação que protege contra a cepa original do coronavírus e a subvariante Ômicron. A campanha de vacinação será realizada de forma escalonada e os grupos prioritários foram divididos em cinco fases:

  • Fase 1 – a partir do dia 27 de fevereiro:

Pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) com 12 anos ou mais, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos com 12 anos ou mais; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas com 12 anos ou mais;

  • Fase 2 – a partir do dia 6 de março:

Pessoas de 60 a 69 anos;

  • Fase 3 – a partir do dia 20 de março:

Gestantes e puérperas;

  • Fase 4 – a partir do dia 17 de abril:

Trabalhadores da saúde;

  • Fase 5 – a partir do dia 17 de abril:

Pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais; população privada de liberdade com 18 anos ou mais; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de 12 a 17 anos; funcionários do sistema de privação de liberdade.

Para receber a vacina bivalente é preciso ter tomado pelo menos duas doses (esquema primário) da vacina monovalente, com um intervalo de pelo menos quatro meses desde a última aplicação.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Governo Municipal altera cronograma de entrega de medicamentos de alto custo nas UBS

Houve alteração nas datas de entrega dos processos de medicamentos de alto custo nas Unidades…

21 horas ago

Ação integrada entre cidades resulta na prisão de dupla por estelionato com apoio do SmartSãoSeba

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Polícia Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança…

21 horas ago

Morador de Caraguá morre após ser atropelado na Rodovia dos Tamoios

A Polícia Civil registrou na madrugada desta segunda-feira (17), a morte de um homem de…

1 dia ago

Patinetes elétricos são abandonados na Avenida Anchieta em Caraguatatuba

Cerca de 7 aparelhos bloqueavam a rua na madrugada desta segunda-feira (17). Imagens de câmeras…

1 dia ago