Categories: Saúde

Mais de 40% dos moradores não tomaram doses de reforço da vacina contra Covid

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para o alto índice de moradores que não tomaram as doses de reforço da vacina monovalente contra a Covid-19 em Ubatuba. De acordo com dados do site Vacina Já, divulgados pela Vigilância Epidemiológica da cidade, 48.805 pessoas estão com a 3ª ou a 4ª dose atrasada.

Completar o esquema vacinal é importante para aumentar a proteção contra o vírus, diminuindo a possibilidade de agravamento da doença. Falando somente em 3ª dose (ou primeiro reforço), o número de faltosos chega a 34.688 pessoas, um total de 44,30% do público a partir dos 5 anos de idade. A previsão era imunizar 78.311 moradores, mas somente 43.623 buscaram pela vacina.

Para a 4ª dose (ou segundo reforço) foram imunizadas 16.514 pessoas e outras 14.117 ainda não se vacinaram, ou seja, 46,09% do público-alvo. Desde o último mês de dezembro, a Secretaria de Saúde liberou a 4ª dose para todas as pessoas maiores de 18 anos.

Para se vacinar contra a Covid-19, procure pelo posto de saúde mais próximo da sua residência. Os dias e horários de vacinação de cada unidade podem ser conferidos no site da Prefeitura de Ubatuba.

Imunização para crianças de 6 meses a 2 anos

A Saúde lembra que a vacina contra a Covid-19 é ofertada em duas doses para todas as crianças de 6 meses a 2 anos de idade. As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem o agendamento do dia da vacinação e convocam os pais ou responsáveis para que levem as crianças até os postos no dia marcado.

As UBSs dos bairros Perequê-Açu, Maranduba, Perequê-Mirim, Cícero Gomes e Ipiranguinha são polos de vacinas para livre demanda, sem agendamento, seguindo o cronograma de vacinação já estipulado por cada unidade para a aplicação das vacinas de Covid.

Vacina bivalente

O imunizante é mais um reforço da vacinação que protege contra a cepa original do coronavírus e a subvariante Ômicron. A campanha de vacinação será realizada de forma escalonada e os grupos prioritários foram divididos em cinco fases:

  • Fase 1 – a partir do dia 27 de fevereiro:

Pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) com 12 anos ou mais, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos com 12 anos ou mais; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas com 12 anos ou mais;

  • Fase 2 – a partir do dia 6 de março:

Pessoas de 60 a 69 anos;

  • Fase 3 – a partir do dia 20 de março:

Gestantes e puérperas;

  • Fase 4 – a partir do dia 17 de abril:

Trabalhadores da saúde;

  • Fase 5 – a partir do dia 17 de abril:

Pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais; população privada de liberdade com 18 anos ou mais; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de 12 a 17 anos; funcionários do sistema de privação de liberdade.

Para receber a vacina bivalente é preciso ter tomado pelo menos duas doses (esquema primário) da vacina monovalente, com um intervalo de pelo menos quatro meses desde a última aplicação.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

10 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

11 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

12 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

14 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

16 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

20 horas ago