Mais de 600 crianças e adolescentes regularizam suas carteiras vacinação em São Sebastião

Dia D – Multivacinação ocorreu no sábado (16); campanha se estende até 29 de outubro

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), realizou, no sábado (16), realizou a Campanha do Dia D – Multivacinação, que teve como objetivo atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes até 14 anos de idade.

Os profissionais da saúde perceberam que 8 em cada 10 crianças e adolescentes que compareceram às unidades de saúde estavam com uma ou mais vacinas atrasadas. Ao todo, 925 compareceram aos postos e, destas, 607 receberam ao menos uma dose de imunizante.

A campanha oferece 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças, melhorando coberturas vacinais que têm oscilado nos últimos anos e que durante o período de pandemia se agravou ainda mais.

A SESAU e a FSPSS reforçam que a campanha de multivacinação continua até 29 de outubro e os pais ou responsáveis, que não conseguiram levar seus filhos no sábado, podem leva-los à Unidade de Saúde da Família (USF) em posse da carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, seja por motivo de atraso, falta ou necessidade de reforço. A multivacinação vai até 29 de outubro.

Essa campanha faz parte do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. O órgão federal deve disponibilizar os imunizantes de rotina, como BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Vacinar é preciso

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças infecciosas, pois fortalece o sistema imunológico e ajuda a estabelecer meios de defesa contra micro-organismos.

Isso significa que se uma pessoa já vacinada fica exposta à doença, o seu sistema imunológico tende a responder de forma mais eficiente inibindo o desenvolvimento da doença no organismo.

Outra vantagem de se vacinar é que, além de proteger quem a recebe, acaba por proteger quem está próximo, visto que quanto mais pessoas forem imunizadas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinadas ou não – ficarem doentes.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

2 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

2 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

2 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

3 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

3 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

3 dias ago