Categories: CidadesRegião

Modernização das balsas: Governo de SP marca leilão das Travessias Hídricas para 13 de novembro

Concessão de 20 anos inclui frota elétrica, novos terminais e melhorias para 21 milhões de usuários anuais

O Governo de São Paulo republicou nesta segunda-feira (22), no Diário Oficial do Estado, o edital para a concessão patrocinada do Sistema de Travessias Hídricas. Estruturado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o projeto prevê a modernização completa de 14 linhas de transporte aquaviário de passageiros e veículos, com leilão agendado para 13 de novembro de 2025, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

A atualização do edital traz ajustes jurídicos, técnicos e operacionais que ampliam a atratividade do projeto junto ao setor privado, garantindo segurança jurídica, previsibilidade e maior competitividade no certame. A decisão de republicar o edital e remanejar a data do leilão atendeu a pedidos dos investidores, que solicitaram mais prazo para aprofundar seus estudos diante da complexidade e do ineditismo do projeto.

Com prazo de concessão de 20 anos e investimentos de cerca de R$ 2,5 bilhões, a PPP das Travessias Hídricas prevê a substituição da frota atual por 45 novas embarcações, das quais 41 com motorização elétrica, além da construção e padronização de terminais com infraestrutura moderna, climatização, banheiros acessíveis e áreas de alimentação e informação.

O sistema atende hoje aproximadamente 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. Com as novas embarcações, maiores e mais modernas, será possível reduzir filas, inclusive em períodos de alta temporada, e oferecer mais conforto e segurança para a população. O contrato também assegura a manutenção da base tarifária atual e das gratuidades já praticadas.

As linhas modernizadas serão as de Sebastião–Ilhabela; Santos–Vicente de Carvalho; Santos–Guarujá; Bertioga–Guarujá; Cananéia–Continente; Cananéia–Ilha Comprida; Cananéia–Ariri; Iguape–Juréia; Bororé–Grajaú; Taquacetuba–Bororé; João Basso–Taquacetuba; Porto Paraitinga; Porto Varginha; e Porto Natividade da Serra.

A republicação reforça o compromisso com um processo transparente, moderno e sustentável, em linha com as melhores práticas internacionais de concessões e com a prioridade de entregar serviços de qualidade e infraestrutura de ponta à população.

Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP)

O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.

Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, são mais de 30 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 550 bilhões.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Turista de Jacareí morre após possível afogamento em Caraguatatuba

Um homem de 45 anos, morador de Jacareí, perdeu a vida após sofrer uma parada…

3 horas ago

São Sebastião se mantém em estado de alerta após ventos da madrugada e previsão de novas ocorrências

O Comitê de Crise criado para monitorar e atuar preventivamente diante da previsão de fortes…

3 horas ago

Alunos da rede estadual de Caraguatatuba terão transporte gratuito para Enem 2025

Estudantes do Ensino Médio da rede estadual de Caraguatatuba, devidamente cadastrados e portadores da carteira…

24 horas ago

Prefeitura amplia atendimento do Banco do Povo para a região de Boiçucanga

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes),…

24 horas ago