Monitores ambientais começam a atuar nas trilhas de Ilhabela

Cerca de 20 pessoas foram capacitadas para orientar e zelar pela segurança de visitantes e usuários das trilhas e cachoeiras

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, começou em abril a instalação de guaritas na entrada das principais trilhas ilhéus, e agora, alguns desses pontos passaram a contar com o trabalho de monitores capacitados e treinados para atuar nas guaritas, com o objetivo de auxiliar turistas e moradores que visitam os locais.

Os monitores trabalharão junto ao Poder Público, fornecendo informações sobre os atrativos (trilhas e cachoeiras), atendendo ao visitante de forma a informá-lo e sensibilizá-lo quanto à melhor conduta nos atrativos turísticos Também irão colaborar na conservação e limpeza dos ambientes naturais usados para visitação, além de informar sobre os riscos que as trilhas oferecem, zelando pela segurança dos visitantes. Fora isso, fornecerão informações sobre a biodiversidade e recursos naturais, incentivando o bom uso das atrações de natureza por meio de conduta de mínimo impacto.

“O ecoturismo se apresenta como segmento estratégico e de grande potencial a ser desenvolvido no município e, assim, o trabalho desempenhado pelo monitor ambiental é essencial para o bom desenvolvimento dessa área, sobretudo quando falamos sobre conservação do meio ambiente, evitando danos ao patrimônio natural da nossa cidade e zelando pela segurança de moradores e visitantes”, salientou o secretário Ricardo Fazzini.

O Projeto de Monitoria Ambiental nas Trilhas capacitou cerca de 20 monitores, sendo que parte deles já atua nas duas guaritas instaladas, uma na trilha do Sepituba e outra na Cachoeira dos Três Tombos. A previsão é de que até outubro mais guaritas sejam instaladas nas cachoeiras do Paquetá, Friagem e do Gato.

Sede do Parque Estadual

A sede do Parque Estadual, no Centro Histórico da ilha, também está recebendo o trabalho dos monitores ambientais recém-capacitados.

Durante as férias de julho, a sede funcionará, com apoio da Secretaria, em horário estendido, de segunda a segunda até às 20h, sempre com a presença de um monitor ambiental, que ajudará moradores e turistas a aprenderem um pouco mais sobre a área de reserva natural do parque, a cultura caiçara e sobre a história e arqueologia da cidade, além do repasse de informações a respeito das exposições sob curadoria da sede.

No próximo dia 16, haverá uma oficina de observação de pássaros e no dia 17, no mesmo horário, uma oficina de observação de baleias. A programação das oficinas na sede do parque foi pensada para que não coincida com os horários das atrações no espaço Race Village, que vão até o fim do mês e fazem parte da 45ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela.  Assim, moradores e/ou visitantes poderão aproveitar ao máximo as experiências ecológicas e culturais oferecidas pela Prefeitura e pelo Parque Estadual de Ilhabela.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

PFL 8: Imagens fortes! Lutador fica com

Sarek Shields acerta duro golpe no rosto de Nick Meck, que fica com uma enorme…

58 minutos ago

Vitinho pede mais tempo para decidir sobre futuro, e Fluminense desiste de contratação

Do lado do Fluminense, o foco passa a ser outras opções para o ataque. Os…

2 horas ago

Torcedor joga sal grosso em estádio de lanterna da Série B

A ideia partiu do auxiliar de enfermagem aposentado Nilson de Castro, de 62 anos, que…

3 horas ago

NFL: Micah Parsons pede para sair dos Cowboys:

Estrela da defesa do Dallas critica publicamente alta cúpula da franquia após meses de fracasso…

4 horas ago

D'Ale comenta situação financeira do Inter e desabafa

Ex-meia acredita que é perseguido por alguns jornalistas, mas evitou nominá-los Source link

5 horas ago

Estado entrega catamarã modernizado para travessia, e vice-prefeito de São Sebastião reforça pedido por novas baias de estacionamento

A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, esteve em São…

5 horas ago