Categories: Polícia

Morador é atacado pelo próprio cachorro em Caraguatatuba

Um sargento da Polícia Militar aposentado de 66 anos, foi gravemente ferido após ser atacado pelo próprio cachorro na madrugada desta quinta-feira (14), no bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba. O animal, que havia sido resgatado da rua alguns meses antes, apresentava comportamento agressivo nos últimos dias, segundo relatos da vítima.

De acordo com o boletim de ocorrência, o sargento se preparava para sair de casa quando foi surpreendido pelo ataque súbito e violento do cão. O animal desferiu diversas mordidas na região abdominal e na virilha — áreas sensíveis e com risco de hemorragia — impedindo que o sargento se desvencilhasse. Em estado de desespero e temendo pela própria vida, o policial inativo efetuou três disparos de revólver calibre .38 contra o animal, que só cessou o ataque após o terceiro tiro.

Mesmo ferido, o sargento conseguiu acionar o 190. Quando os policiais militares chegaram ao local, encontraram o cachorro ainda com sinais vitais. Em tentativa de preservar o animal, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o socorro veterinário emergencial. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também esteve na ocorrência e socorreu o sargento, que apresentava sangramento ativo e sinais de choque. Ele foi encaminhado ao hospital para atendimento especializado.

A arma utilizada — um revólver Taurus, calibre .38, regularmente registrada — foi apresentada à Polícia Civil, acompanhada de três cartuchos intactos e três deflagrados.

Excludente de ilicitude

Após ouvir os policiais e a vítima, a autoridade policial concluiu que o sargento agiu em estado de necessidade, previsto no artigo 24 do Código Penal, que permite o uso de meios proporcionais para salvar a própria vida diante de perigo atual.

Dessa forma, não foi lavrado auto de prisão em flagrante, e a arma não foi apreendida, já que seu porte é legal e a ação foi considerada justificável.

Perícia e investigação continuam

A Polícia Civil instaurou inquérito policial para a completa elucidação dos fatos. O Instituto de Criminalística realizará perícia no local, levantamentos balísticos e exame de corpo de delito no sargento. Testemunhas poderão ser ouvidas para complementar a investigação.

O caso será encaminhado ao Ministério Público após a conclusão das diligências.

Fonte: Pronto Falei _litoral
Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ilhabela recebe quatro navios de cruzeiro e mais de 13 mil passageiros até sábado (3)

Considerada um dos destinos mais valorizados da escala de cruzeiros brasileira, Ilhabela recebe, nesta semana,…

14 horas ago

Incêndio em veículo mobiliza Corpo de Bombeiros em Caraguatatuba

Uma ocorrência na tarde desta segunda-feira (29), mobilizou o Corpo de Bombeiros para atender a…

15 horas ago

Estrangeiro é socorrido por Corpo de Bombeiros após queda em cachoeira de Ubatuba

Na tarde deste domingo (28), por volta das 18h, as equipes do Corpo de Bombeiros…

22 horas ago

Coleta Seletiva e Ecopontos terão horário de funcionamento diferenciado no fim do ano em Caraguatatuba

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba informa os horários de funcionamento…

1 dia ago

Procurado por corrupção de menores é preso pela Força Tática em Caraguatatuba

A Força Tática da Polícia Militar prendeu na noite desta sexta-feira (26) um homem procurado…

1 dia ago

Governo de SP mobiliza gabinete de crise para chuvas na próxima semana e define ações de prevenção com municípios

Governador reuniu órgãos estaduais, concessionárias e representantes de 284 municípios no Palácio dos Bandeirantes O…

2 dias ago